A Unico é uma empresa de tecnologia brasileira especializada em identidade digital. Com uma jornada de 16 anos repleta de conquistas, a companhia passou por diversas transformações e evoluções que a levaram a se tornar a segunda empresa SaaS enterprise mais valiosa da América Latina.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Neste artigo, vamos explorar história, áreas de atuação, iniciativas de diversidade, oportunidades de carreira e planos futuros da Unico a partir de uma entrevista com Manuela Scheid, Gerente de Cultura, e Andrea Pereira, Gerente de Diversidade.
Uma jornada de inovação e crescimento
A Unico foi fundada em 2007, com o nome de Acesso Digital, por Diego Martins, Rui Jordão e Paulo Alencastro. Já com o objetivo de oferecer tecnologia com segurança e simplicidade, o primeiro produto ofertado era o Safedoc, uma ferramenta de digitalização de documentos.
Com o tempo, a empresa foi se diversificando e oferecendo soluções de tecnologia brasileira de ponta, como a autenticação da identidade digital das pessoas por meio da biometria facial – basta uma selfie para você provar que é você mesmo seja para abrir uma conta no banco, solicitar um empréstimo, fazer uma compra, ser admitido numa nova empresa e muito mais.
Para se ter uma ideia, de 2019 a 2021, a Unico viabilizou que 38 milhões de pessoas acessassem serviços financeiros de maneira digital no Brasil com segurança e privacidade. Rapidamente, a empresa se tornou líder no país, estando presente nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias.
Atualmente, a Unico tem um amplo ecossistema de soluções inovadoras, seguras e focadas na privacidade dos dados de clientes e usuários. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, validação de titularidade de cartão de crédito, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica.
“No início, crescemos com base no nosso próprio faturamento e, em 2020 recebemos o primeiro aporte no valor de R$ 40 milhões para potencializar nossa operação”, conta Manuela. Naquele mesmo ano, recebemos o segundo aporte, de R$ 580 milhões, e em 2021, recebemos um terceiro aporte no valor de R$ 625 milhões. Esse momento foi marcante, pois foi justamente quando nos tornamos um unicórnio, ou seja, entramos para o grupo das empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.
Já em 2022, oito meses após conquistar o título de unicórnio, recebemos o quarto aporte, no valor de US$ 100 milhões, e fomos avaliados em US$ 2.6 bilhões e nos tornamos a segunda empresa de Software as a Service Enterprise (SaaS) mais valiosa da América Latina. Com essa última rodada de investimento, ganhamos ainda mais fôlego e iniciamos um novo capítulo na nossa história: o processo de internacionalização, começando pelo México. Em breve, a gente conta mais sobre isso”, promete Manuela.
Diversidade e Inclusão: Um compromisso da Unico para o futuro
A diversidade e inclusão são valores fundamentais na Unico, segundo sua gerente de Diversidade, Andrea Pereira. A empresa, diz ela, acredita que esses temas devem ser trabalhados de forma transversal em toda a organização. Para isso, a empresa tem adotado várias iniciativas, incluindo:
#1. Atração direcionada
Segundo Andrea, a principal estratégia para ampliar a igualdade de gênero é atrair mulheres para o setor de tecnologia. Por essa razão, esse tem sido um dos grandes focos da companhia em 2023.
“A estratégia de diversidade da empresa é revisada anualmente, e seu foco atual é a representatividade das mulheres na área de tecnologia”, conta ela. Isso inclui a criação de vagas afirmativas, parcerias com consultorias especializadas e participação em eventos voltados para mulheres na tecnologia.
A empresa, nesse caminho, também está empenhada em combater vieses inconscientes ao longo de sua jornada, desde o processo de seleção até a avaliação de desempenho e promoção. Em outras palavras, o objeto é fazer com que as análises em relação à capacidade das pessoas sejam feitas com base em critérios técnicos, e não de gênero.
#2. Aceleração da carreira de mulheres do time
O passo seguinte na promoção da igualdade, na visão de Andrea, é acelerar a carreira de mulheres que, enfim, chegam ao mercado de trabalho em tecnologia.
“Para isso, lançamos o programa de mentoria feminina em tech, conectamos o “Programa Ser Nota 10 Edu” para oferecer bolsa de 100% para mulheres em cursos de tecnologia e temos outras iniciativas previstas para os próximos meses”, exemplifica a gerente.
Sobre isso, Andrea explica que foi necessário construir ainda um conjunto de iniciativas voltadas para o público masculino poder embarcar no propósito da igualdade.
“Nessa perspectiva, estamos iniciando um projeto com o Instituto Papo de Homem para desenvolver e conscientizar nossa liderança masculina de tecnologia sobre o seu papel nessa jornada de equidade de gênero”, conta.
#3. Avaliações isentas
Em outro ponto, Andrea conta que é fundamental criar caminhos para que a avaliação de pessoas de todos os gêneros sejam avaliadas com isenção, e sem critérios relacionados à identidade.
“Estamos trabalhando na disseminação do conceito e formação de vieses inconscientes em diferentes momentos da jornada”, conta ela. “Isso vale tanto para os nossos entrevistadores culturais, para se apropriarem desse conhecimento e criarem um processo de seleção justo e imparcial, como para líderes na etapa que antecede a avaliação de desempenho e promoção.”
#4. Ampliação das políticas de parentalidade
A segurança para realizar escolhas pessoais sem consequências profissionais, como ter filhos, por exemplo, também tem sido uma preocupação da Unico.
“Também atualizamos recentemente a nossa política de parentalidade, ampliando benefícios aos nossos Seres que são mães, pais e/ou cuidadores com dependentes legais”, conta Andrea.
Para isso, a empresa determinou (para além das garantias legais):
- Day off no aniversário dos filhos de até 12 anos;
- Part Time de até 3 meses no retorno da licença parental sem desconto salarial
- Liberação da gestante 15 dias antes do parto sem impacto no período da licença
#5. Censo de Diversidade
Por fim, a Unico criou o compromisso de aplicar recorrentemente um Censo de Diversidade que fornece indicadores importantes para a tomada de decisões assertivas sobre o tema.
O documento, segundo Andrea, faz com que os grupos de afinidade fiquem mais conectados entre si e com a área de Diversidade, Equidade e Inclusão – o que, no fim, proporciona um espaço mais seguro de trocas e conexões, com autonomia para iniciativas de sensibilização na empresa.
“Vejo que temos uma perspectiva muito positiva sobre DIversidade, Equidade e Inclusão na Unico a partir do alto engajamento dos nossos Seres no tema”, conclui a gerente da área. “Gerar proximidade, letramento e, paralelamente, seguir analisando dados de avanços e tendências, eleva a nossa atuação para diversidade de forma estratégica para a empresa.”
Oportunidades de carreira na Unico
A Unico está em constante crescimento e busca profissionais que desejam fazer parte de sua jornada de inovação.
Nesse caminho, a empresa valoriza pessoas com perfil amplo, que sejam ágeis no aprendizado, gostem de resolver problemas e que compartilhem dos direcionadores culturais da empresa. A cultura organizacional é fundamental, e a Unico realiza entrevistas culturais para garantir o alinhamento entre os candidatos e a cultura da empresa.
Além disso, a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento, como programas de avaliação de performance, mentoria e career talks. A Unico está empenhada em fornecer as ferramentas e o suporte necessários para o crescimento de seus colaboradores.