As vantagens de fazer uma pós-graduação no exterior, sabe-se, são muitas: aprender com grandes referências mundiais, obtendo conhecimento direto da fonte (muitas vezes, os professores não apenas entendem a teoria apresentada, mas a criaram); estudar em laboratórios de ponta; ampliar seus horizontes e abrir portas para uma carreira global.
Um dos maiores ganhos do MBA são também os contatos que você fizer. Professores, colegas de sala e ex-alunos espalhados pelo mundo… Tudo isso entra na conta do network de uma instituição.
Uma boa rede de contatos, porém, não consiste apenas em números absolutos. É importante saber também quão eficiente ela realmente é com o passar dos anos e o quanto vai te auxiliar. São esses contatos que podem te ajudar a conquistar aquele emprego, a conseguir financiamento para começar sua start-up ou mesmo desenvolver algum projeto pessoal. E sabia que já existe um ranking que mede isso?
Anualmente, a revista The Economist faz uma lista dos 10 melhores networks de MBA, de acordo com notas dos próprios alunos.
A primeira colocada é a Tuck School of Business da Dartmouth College, uma das universidades integrantes da Ivy League (grupo de excelência do ensino superior norte-americano). Fundada em 1900, a Tuck School foi a primeira escola do mundo a oferecer administração na pós-graduação e conta com uma rede atual de aproximadamente 9,750 mil alumni.
Veja a seguir as 10 melhores escola para quem busca bons contatos:
1. Dartmouth College – Tuck School of Business
2. Universidade Stanford – Graduate School of Business
3. Universidade de Notre Dame – Mendoza College of Business
4. Universidade da Virginia – Darden School of Business
5. Universidade de Michigan – Stephen M. Ross School of Business
6. Universidade do Sul da Califórnia (USC) – Marshall School of Business
7. Cornell – Samuel Curtis Johnson Graduate School of Managment
8. Universidade da Carolina do Norte – Kenan-Flagler Business School
10. IMD – International Institute for Management Development
Este artigo foi originalmente publicado em Estudar Fora, portal de estudos no exterior da Fundação Estudar