Você sabia que experiências de trabalho voluntário podem ajudar a conseguir um emprego? Esta é a opinião de Marcelo Nonohay, especialista em voluntariado corporativo e diretor da MGN, consultoria focada na gestão de projetos de transformação social. Essas atividades, para ele, são diferenciais fortes.
“Quem é voluntário demonstra ser uma pessoa com capacidade de organização, que tem compromisso social, que sabe lidar com diversos públicos, entre outras características muito valiosas para o ambiente profissional.”
De fato, existem diversos benefícios do voluntariado para a carreira e, inegavelmente, para o país, tanto que este é um esforço, inclusive, do setor público.
De uma iniciativa do governo federal em Parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), surgiu a plataforma Pátria Voluntária. O site é parte do Programa Nacional de Voluntariado “Viva Voluntário”, que tem três objetivos principais:
- incentivar o desenvolvimento da cultura do voluntariado;
- fomentar a participação ativa da sociedade na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e
- fortalecer o terceiro setor.
Leia também: 5 coisas que você precisa saber antes de trabalhar como voluntário
Como funciona a plataforma Pátria Voluntária
Principal ferramenta do projeto, a Viva Voluntário conecta organizações privadas, do setor público e do terceiro setor com pessoas interessadas em trabalhar em iniciativas voluntárias pontuais ou contínuas.
A plataforma funciona em formato de rede social e indica como cada atividade proposta contribui para os ODS e para a Agenda 2030, das Nações Unidas. É possível doar materiais, tempo ou conhecimento para atividades presenciais ou virtuais.
Para se inscrever nos trabalhos publicados pelas organizações, basta se inscrever gratuitamente no site. Também é possível realizar cadastro como instituição e, assim, divulgar atividades que necessitem de voluntários.