Redação, do Na Prática
Publicado em 5 de julho de 2022 às 09:00h.
Ter inteligência emocional é saber identificar, entender, utilizar e administrar emoções de forma eficiente e positiva. É um traço indispensável para obter sucesso profissional – porque todos os trabalhos envolvem lidar com emoções, de alguma forma. Um teste de QE, ou teste de inteligência emocional, é uma ferramenta útil para ajudá-lo a entender em que nível está e como se desenvolver nos aspectos avaliados.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Pessoas que possuem altos níveis desta habilidade conseguem ter empatia consistente, criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma e eficiente e são bem mais resilientes frente às adversidades.
(Inclusive, diversos estudos mostraram que tê-la aumenta o sucesso na carreira, o potencial empreendedor, aptidão para liderança, a saúde, a satisfação com os relacionamentos, o humor e a felicidade no geral.
Mesmo que as capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções e dos outros seja influenciada por experiências anteriores e até pela genética, é possível aumentar seu nível de inteligência emocional com prática e treinamentos.
O psicólogo Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional (1995) e de outras obras prestigiadas sobre o tema, desenvolveu uma estrutura de cinco pilares que são sua base:
Com base nestes fundamentos, elaboramos um checklist gratuito que vai te ajudar a descobrir o seu nível de inteligência emocional, além de como você pode desenvolvê-lo ainda mais. Nosso Teste de QE é baseado na metodologia do psicólogo Daniel Goleman, adaptado a um contexto profissional brasileiro.
Leia também: CEO da Hays fala de empregos e habilidades em alta em 2018!