Como ser aprovado em uma das 10 melhores universidades do mundo?

Capa da matéria Como ser aprovado em uma das 10 melhores universidades do mundo?

Redação, do Na Prática

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 10:58h.

Pedro Mendonça, de 26 anos, formou-se em Economia e Relações Internacionais pela Universidade Yale, em 2012. A instituição, localizada nos EUA, é considerada uma das 10 melhores universidades do mundo pelos principais rankings acadêmicos, como o da publicação britânica Times Higher Education (THE) 2015.

Em bate-papo exclusivo com o Estudar Fora, Pedro relembra o seu processo de application (candidatura) e conta que lutou para se manter entre os melhores da classe. Ao mesmo em que mantinha ntoas altas, continuou com suas atividades extras, como basquete, aulas de bateria e trabalho voluntário na favela de Paraisópolis. “Tomei a decisão de estudar fora aos 15 anos e sabia que não podia deixar a peteca cair”, lembra. “É bem corrido e talvez você não durma tanto quanto gostaria, mas vale a pena.”

Aceito em cinco universidades americanas, entre elas Universidade de Chiago e Universidade da Pensilvânia (Upenn), acabou se decidindo por Yale. “Eu conseguia dizer sim para todas, mas não conseguia dizer não para Yale”, ri. A excelência da universidade em todos os campos também foi um atrativo: uma garantia de que, mesmo se mudasse de ideia sobre a especialização, só teria boas opções. “Yale abriu minha cabeça”, diz ele, que foi bolsista da Fundação Estudar.

Quando olha para trás, Pedro é categórico em seu conselho para quem contempla uma graduação fora do país: “Para fazer alguma coisa, tem que ralar. Não tem meio termo”. Para assistir ao bate-papo completo com Pedro Mendonça, acesse o site do Estudar Fora.

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas