No primeiro trimestre de 2021, a Ambev, maior cervejaria da América Latina, obteve um lucro líquido de 2,7 bilhões de reais. O valor, comparado com o mesmo período do ano anterior, representou um aumento de 125% nos ganhos da empresa.
Presente em 19 países e detentora de 30 marcas de bebidas, a organização chegou a esse patamar através da consolidação de novos e antigos rótulos no mercado, mesmo em um ano marcado pela pandemia de Covid-19.
Nada disso seria possível, no entanto, sem uma operação de marketing dedicada a explorar todos os potenciais de crescimento e inserção da companhia. Os segredos desse setor, que movimenta profissionais dentro e fora do Brasil, são revelados em nova série produzida pelo Na Prática em parceria com a organização.
A Desvendando Marketing com a Ambev, com 4 capítulos, busca dar uma panorama prático sobre estratégias e ações realizadas dentro da empresa para profissionais e, até, outras empresas.
No primeiro vídeo, que você entende melhor a partir daqui, o Vice-presidente de Marketing da Ambev, Daniel Waks, conta como é a estrutura macro do setor dentro da empresa e quais os desafios para o futuro.
Como é a divisão do marketing na Ambev?
O setor de marketing na Ambev é dividido em 5 frentes principais, de acordo com Waks. Cada uma delas, à sua maneira, têm um mesmo objetivo principal, que é o de alavancar o sucesso das marcas da Ambev no mercado.
#1 Inovações
Setor voltado para criar ideias novas para as marcas, para as bebidas, para os rótulos e para a Ambev de modo geral.
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#2 Marcas
Setor dedicado a cuidar de cada um dos rótulos da empresa, criando estratégias e campanhas para todos.
#3 Insights
Área dedica a esmiuçar o comportamento, a opinião e os anseios do consumidor da Ambev em suas diferentes formas.
#4 Draftline
Estúdio interno da organização que une dados e criatividade, para medir e criar estratégias com base nas relações entre as partes.
#5 Marca Institucional
Grupo orientado para criar ações que melhorem ou mantenham a boa reputação da empresa e de suas marcas perante o público.
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Qual o maior desafio do setor de marketing na Ambev?
Waks explica que um dos maiores desafios do setor de marketing está em criar maior autenticidade ao longo do tempo.
Para ele, no momento atual é preciso maior habilidade para se conectar a uma geração de pessoas mais dispersa e ao mesmo tempo exigente a respeito do propósito das empresas.
“É papel das marcas conseguir se conectar com as pessoas através de conteúdos relevantes. Mas o grande balanço é ser fiel às origens da marca [durante esse processo]”, explica o líder ao falar de como a Ambev equilibra diálogo com as novas gerações e as origens de rótulos centenários.
Nesse sentido, Waks destaca que a saída para esse problema de equilíbrio entre origens e futuro está em compreender o que as pessoas precisam.
“Para criar um propósito, a principal coisa a se fazer é entender as pessoas, ouvir os consumidores e identificar as dores e dificuldades dos consumidores.”
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Quais as principais características da equipe de marketing na Ambev?
Durante o primeiro vídeo da série, Waks aponta ainda que toda a equipe de marketing da Ambev é orientada para um fim específico: “conquistar as pessoas”.
Segundo o vice-presidente da área, um bom profissional de marketing precisa ser curioso para descobrir e empático para entender a fundo diferentes públicos.
Por fim, ele analisa que, para alcançar essas soft skills, é preciso conhecer a si mesmo, já que só assim é possível entender os fundamentos da função e para onde se quer ir.
“A gente tem que se conhecer, temos que saber em quais áreas somos bons, quais não somos, o que gostamos e o que não gostamos, porque no final quem define a nossa carreira somos nós mesmos.”