No mundo tech muita gente fala sobre soft skills. Falam sobre como é importante se comunicar bem, ser empático, saber ouvir e etc. E, no fim, tudo isso é verdade, mesmo. As habilidades sociais são realmente fundamentais.

Porém, convenhamos: nem só de soft skills se faz um bom profissional tech. É preciso, sobretudo, de uma boa dose de hard skills. Ou seja: é preciso “sentar a bunda numa cadeira” e, de fato, aprender coisas técnicas.

Bom, mas aprender o que?

Se estamos falando de um profissional tech, um bom ponto de partida é a programação – em suas mais variadas formas e linguagens.

E quem diz isso não é só o Na Prática, não. A Fernanda Weiden, profissional com enorme experiência como Conselheira e CTO de grandes companhias como VTEX e Theia, acha o mesmo.

Em suas redes sociais, ela compartilhou recentemente uma lista com 9 livros que podem ajudar profissionais a ampliarem seus conhecimentos técnicos em programação. Confira a seguir:

Ecossistema de programação UNIX

#1. Linux e a filosofia UNIX

Ao contrário de tantos livros que se concentram em como usar o Linux, Linux e a Filosofia Unix explora a “maneira de pensar por trás do Linux” e por que o ele é uma implementação superior deste sistema operacional altamente capaz.

Fernanda Weiden “Ótimo livro sobre os princípios subjacentes por trás do UNIX e do software que ainda roda nele hoje”.

#2. O ecossistema de programação UNIX

Criado por usuários experientes e novatos, este livro descreve o ecossistema de programação UNIX e sua filosofia em detalhes. Com ele, os leitores poderão entender não só como usar o sistema, seus componentes e programas, mas também seus encaixes em todo o ecossistema.

Fernanda Weiden: “Embora seja meio antigo, ainda é muito relevante e uma ótima introdução ao porquê e como do ambiente UNIX.”

#3. Programação Avançada no ecossistema UNIX

Por mais de vinte anos, programadores em C sérios confiaram em um livro para prática de programação a partir do sistema UNIX e LINUX: o Advanced Programming in the UNIX Enviroment, escrito por W. Richard Stevens.

Agora, nesta nova versão, um colega de Stevens, Steve Rago, atualiza a sobra clássica. A terceira edição auxilia os programadores em potencial com as plataformas mais modernas, reflete sobre novas técnicas e alinha o livro original à Versão 4 da Single UNIX Specification.

Fernanda Weiden: “Embora os exemplos estejam todos em C, há muitas coisas boas aqui. Você pode adaptar muitas das técnicas para outras linguagens.”

#4. A arte da programação em UNIX (grátis online)

A Arte da Programação em UNIX se baseia na crença de que compreender as tradições não escritas de engenharia do UNIX e seus padrões estéticos pode ajudar programadores de todos os tipos a trabalhar melhor.

Fernanda Weiden: “Esta é uma boa introdução ao modo de pensar dos desenvolvedores originais do UNIX e das principais ferramentas usadas nos sistemas UNIX. Alguns dos exemplos estão um pouco desatualizados, mas os princípios gerais ainda são válidos e aplicados hoje em dia.”

Linux Systems/Kernel

#5. Linux Kernel Development

Linux Kernel Development detalha a implementação do Linux Kernel, apresentando o conteúdo de uma maneira que ajuda tanto escritores quanto desenvolvedores de código, bem como programadores em busca de entender melhor o sistema operacional e serem mais eficientes e produtivos ao “codar”.

Fernanda Weiden: “Este é um livro mais direcionado para aspirantes a desenvolvedores de kernel, mas tem algumas boas explicações de como vários recursos são implementados, nos níveis mais baixos, dentro do Linux.”

#6. The Linux Programming Interface

The Linux Programming Interface (TLPI) é um guia definitivo para as interfaces de programação do Linux e do UNIX. Neste livro, Michael Kerrisk descreve o sistema e suas funcionalidades necessários para dominar a arte de programar.

Fernanda Weiden: “Um grande livro de referência para interfaces de sistema e biblioteca do Linux. Muita informação para preencher lacunas ou para entender melhor tópicos específicos.”

Programação

#7. Programming Pearls

Quando programadores listam seus livros favoritos, a coleção de pérolas da programação de Jon Bentley é comumente incluída entre os clássicos. Da mesma forma que pérolas que crescem dos grãos de areia, Programming Pearls surge dos problemas reais que irritam programadores.

Fernanda Weiden: “Um ótimo livro que ensina você a pensar como um programador e um engenheiro, e demonstra técnicas eficazes de resolução de problemas para uma ampla variedade de problemas do mundo real.”

#8. The Pragmatic Programmer

The Pragmatic Programmer passa pela especialização crescente e pelas tecnicidades do desenvolvimento de software modernos para examinar os processos core do trabalho de programadores.

Fernanda Weiden: “Joel Spolsky disse: ‘Este é um ótimo livro para programadores que aprenderam a mecânica da programação, talvez na faculdade, mas ainda não se sentem seguros ao decidir o que fazer.’ Claro, não é apenas para essas pessoas, é um bom livro em geral que fará você pensar sobre como pensar ao escrever código.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: