Ana Moraes
Publicado em 24 de julho de 2025 às 16:42h.
Manter um equilíbrio entre vida pessoal, estudos e carreira é um dos maiores desafios da vida adulta. Não por acaso que esse parece ser um desejo de 81% dos brasileiros, segundo uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Randstad.
Especialmente durante a faculdade ou no início da trajetória profissional, é comum se sentir sobrecarregado por demandas acadêmicas, tarefas no trabalho e expectativas pessoais. Definir limites saudáveis ajuda a preservar a saúde mental, manter a produtividade e garantir uma vida mais satisfatória.
A seguir, vamos mostrar como você pode estabelecer limites claros e sustentáveis na faculdade e no trabalho, com base em boas práticas e recomendações de especialistas.
A ausência de limites entre o pessoal e o profissional pode gerar estresse crônico, esgotamento (burnout) e queda no desempenho. Aqui você encontra uma calculadora de equilíbrio entre vida e trabalho que ajuda a identificar possíveis desequilíbrios, sendo uma ótima ferramenta para refletir sobre sua rotina.
Estabelecer limites permite:
Melhor gestão do tempo;
Mais foco e eficiência;
Qualidade nos relacionamentos;
Bem-estar físico e emocional;
Crescimento sustentável na carreira.
Antes de tudo, é fundamental entender o que funciona (ou não) para você. Faça uma autoavaliação: quantas horas você consegue estudar ou trabalhar sem se sentir exausto? Você consegue ter momentos de lazer e descanso ao longo da semana? Use ferramentas como a calculadora de equilíbrio que mencionamos aqui em cima para ter mais clareza.
Tanto na faculdade quanto no trabalho remoto ou presencial, delimite horários fixos para começar e terminar suas atividades. Evite responder e-mails ou mensagens fora do expediente, a menos que seja uma emergência. Fazer uma curadoria dos apps que precisam estar mesmo no seu celular – e demandas que podem ficar só no seu computador – pode ser um bom começo.
Na faculdade, defina períodos específicos para estudar e também para descansar. A organização evita o acúmulo de tarefas e reduz a ansiedade.
Muitos jovens profissionais e universitários têm dificuldade em recusar pedidos por medo de parecerem pouco comprometidos. Mas aceitar tarefas além da sua capacidade pode prejudicar sua performance e saúde. Praticar o “não” com respeito é essencial para manter seus limites.
Seja transparente com colegas, chefes ou professores sobre sua disponibilidade. Dizer que está indisponível após determinado horário, por exemplo, evita mal-entendidos e reforça seus limites com respeito e profissionalismo.
Uma vida equilibrada vai além de cumprir tarefas. Ler um livro, caminhar, conversar com amigos ou simplesmente descansar são práticas que ajudam a recarregar as energias. Aqui fizemos uma seleção de livros sobre equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que podem inspirar mudanças na sua rotina.
Leia também: Como reaprender a descansar (e por que isso é tão difícil hoje)
Selecionamos abaixo algumas obras que abordam bem o tema, e podem te ajudar a reorganizar a rotina:
“Essencialismo” (Greg McKeown) – ensina a focar no que realmente importa e dizer não ao que é dispensável;
“A Coragem de Ser Imperfeito” (Brené Brown) – fala sobre vulnerabilidade e limites emocionais;
“Trabalhe 4 Horas por Semana” (Tim Ferriss) – propõe uma nova forma de pensar sobre produtividade e tempo livre.
Se você já se dedicou e transforma seus sonhos em projetos e ações práticas, mesmo estando ainda na universidade, ser devidamente reconhecido pelo esforço também pode aumentar seus níveis de motivação e bem-estar.
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