Redação, do Na Prática
Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 09:40h.
O Instituto Semear está com as inscrições abertas para o processo de seleção de 2019 de bolsistas em São Paulo. São de 25 a 50 vagas para jovens em situação de vulnerabilidade social com potencial de desenvolver projetos sociais.
Pode se candidatar quem está no processo seletivo, ou já estuda em uma das universidades participantes. As inscrições estão abertas até 6 de março e podem ser realizadas por meio de um formulário online.
Os candidatos selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor anual de até 4.300 reais de acordo com os critérios socioeconômicos avaliados durante o processo seletivo. Além disso, participam de programa de mentoria personalizada com integrante do Instituto Semear e têm acesso a uma rede de contatos e oportunidades.
A bolsa oferecida está condicionada ao bom desempenho acadêmico do bolsista, assim como em sua participação nas atividades promovidas pela organização.
Para ser bolsista, é preciso ter sido aprovado ou estar no processo seletivo (com previsão de ingresso ainda em 2019) de uma das seguintes universidades públicas da Grande São Paulo: USP, UNESP, UNIFESP, UFABC, Fatec, IFSP ou na UNICAMP, em Campinas.
O Instituto Semear também requer que campus da universidade para a qual o candidato foi aprovado seja em São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano, Osasco, Guarulhos ou Campinas. Outro requisito é ter estudado em escola pública – ou particular com bolsa integral – nos últimos 5 anos.
De ponta a ponta, o processo seletivo do Instituto Semear é composto por cinco etapas:
Quem for selecionado para dinâmica e/ou entrevista pode solicitar reembolso das passagens para participação. Esse e os outros termos da seleção do Instituto Semear podem ser conferidos pelo edital.
Os candidatos que obtiverem aprovação em todas as etapas deverão comparecer ao Primeiro Encontro dos Bolsistas, que será realizado no dia 30 de março, onde, entre outros assuntos, o programa de mentoria será detalhado.