Inspirado em uma iniciativa do MIT, a HackMed está com inscrições abertas para uma competição focada em solucionar problemas na área da saúde. O Health Hackathon é livre para qualquer pessoa que tenha interesse no tema. Participantes serão escolhidos a partir de um processo seletivo, no qual é possível entrar cadastrando-se pelo site oficial.
A competição é a segunda parte de uma conferência de saúde com duração de três dias – entre 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em São Paulo. Na primeira, o evento reúne referências nacionais e nacionais e internacionais para discutir empreendedorismo, liderança e inovação na área. Enquanto a conferência tem participação paga por meio de ingresso, o hackathon é gratuito.
Leia também: Quer empreender na saúde? Inspire-se com 5 startups que estão inovando na área!
Como funciona o Health Hackathon
O Health Hackathon é uma competição dentro de um ecossistema de inovação que se propõe identificar problemas e gerar soluções criativas, propiciando o surgimento de startups. Sua metodologia é derivada do MIT Hacking Medicine, que tem três princípios: Vu Jádè, o oposto de Déjà Vu, que é o incentivo a olhar questões por novas perspectivas; interdisciplinaridade e empoderamento para resolução de problemas próprios.
Serão selecionadas até 200 pessoas, também de acordo com os critérios do MIT. Na programação da competição, há workshop de design thinking e de modelo de negócio. Vencedores ganham aporte financeiro, oportunidade de apresentar os projetos para grandes referências da área e incubação das startups no Hospital das Clínicas.