Saber se comunicar uma é habilidade importante em qualquer ambiente. E para que essa troca seja efetiva é essencial entender as funções da comunicação para que a mensagem seja recebida de acordo com o intuito desejado. Pensando nisso, o doutor especialista em gerenciamento e comportamento organizacional Stephen P. Robbins aponta quatro funções da comunicação dentro de um grupo ou organização, em seu livro Comportamento Organizacional.
Funções da comunicação
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
#1 Controle
Robbins afirma que a comunicação pode ser utilizada como um método para controlar o comportamento dos membros do grupo, principalmente em organizações com hierarquias mais autoritárias e regras bem delimitadas. Quando algum colaborador precisa fazer alguma queixa ou reclamação a seu superior imediato ou comentar alguma política da empresa que esteja afetando seu trabalho, por exemplo, a comunicação entre ambos está desempenhando a função de controle.
Curso Comunicação Interpessoal Na Prática: desenvolva sua habilidade de comunicação interpessoal
O especialista ressalta que mesmo a comunicação informal, como conversas casuais no trabalho, pode atuar como forma de controle de comportamento. No livro, ele dá o exemplo de quando os pares brincam ou chamam atenção de alguém com alta produtividade (e que por consequência faz os outros parecerem menos competentes, como ele define). Mesmo que a conversa seja informal, o grupo usa a comunicação para controlar o comportamento daquele que se destaca.
#2 Motivação
A segunda função da comunicação seria a de incentivar a motivação dos colaboradores, esclarecendo o que deve ser feito, o nível de qualidade do trabalho entregue e o que pode ser feito para melhorar o desempenho, caso ele seja menor do que o esperado. A formulação de metas específicas, troca de feedbacks durante o processo, assim como reforçar o comportamento desejado pelos colaboradores gera motivação e requer uma boa comunicação.
#3 Expressão emocional
Robbins aponta que, para muitas pessoas, seus grupos de trabalho são sua fonte principal de interação social e a comunicação que ocorre dentro desse grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem sentimentos, tanto de satisfação como de frustração. Portanto, a comunicação funciona como uma ferramenta de expressão emocional de sentimentos e de satisfação de necessidades sociais.
Leia também: Comunicação Não-Violenta (CNV): o que é, como funciona e como aplicar o conceito
#4 Informação
A função final da comunicação é o de facilitar o processo de tomada de decisões. Por meio da comunicação é fornecida a informação para que indivíduos e grupos possam se juntar, trocar dados e conhecimentos para identificar e avaliar opções alternativas. Bancos de dados e redes de conexões são boas formas de trabalhar essas capacidades e tomar decisões de qual a melhor medida a ser adotada.
Por fim, o especialista afirma que nenhuma das quatro funções deve ser vista como mais importante que as outras. Para que as empresas produzam e tragam resultados de forma efetiva, elas precisam manter algum tipo de controle sobre seus colaboradores, estimular membros da equipe a entregar resultados, promover espaços para a expressão emocional e tomar decisões. Ele finaliza ressaltando que quase todas as comunicações em grupo assumem uma ou mais dessas funções.
Faça o teste e descubra seu estilo de comunicação!