Sabemos que as crises trazem transformações nas prioridades dos consumidores, no uso de tecnologias e na competitividade do mercado. E é exatamente por isto que semear oportunidades de inovação futura em momentos difíceis vai fazer com que você reforce seus diferenciais competitivos e saia da crise ainda mais forte.
Pensando nisto, o portal da Endeavor construiu uma lista de ferramentas que podem te ajudar no processo de inovação e/ou na avaliação de novas oportunidades de negócios, gerando novas ideias:
Leia também: Como aplicar o Método Zettelkasten para otimizar sua organização e aprendizado
1. Funil de ideias
Muitas pessoas pensam em abrir um negócio ou começar um novo projeto, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora. A ferramenta Funil de Ideias te ajuda por meio de duas abordagens: a primeira parte da vivência do empreendedor e a segunda de uma observação de mercado.
Serve para: gerar ideias e selecionar uma para iniciar o negócio.
Indicada para: quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir.
2. Scamper: técnica de geração de ideias
Especialistas destacam a importância da inovação para o crescimento das empresas, mas muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade. Este é o seu caso? O objetivo aqui é que, com a ferramenta Scamper, seja possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos da empresa.
Serve para: guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorming com seus funcionários sobre novos produtos e serviços.
É útil porque: torna mais fácil a tarefa de direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo.
Leia também: Criatividade: conceito, dicas para ser mais criativo e livros que podem ajudar
3. Mapa Mental Para Empreendedores
Descubra como esta ferramenta te ajuda na rotina diária, na identificação de oportunidades e no planejamento do negócio. A ferramenta Mapa Mental para Empreendedores parte de uma informação central e vai puxando uma série de outras informações, o que facilita a organização de um fluxo de pensamento.
Serve para: organizar pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, bem argumentada e, principalmente, visual.
É útil porque: empreendedores e seus colaboradores podem organizar, apresentar e discutir seus pensamentos e ideias a respeito de assuntos relacionados à empresa.
Desenvolvendo a criatividade
Soft Skills podem te ajudar a ter mais inteligência e maturidade para tomar decisões e concatenar ideias novas. Se você quer aprender soft skills como storytelling, comunicação assertiva e inteligência emocional, não deixe de começar os cursos online e gratuitos do Na Prática. Todos eles oferecem certificados, e podem ser a sua chance de empreender de forma mais criativa e estratégica.