Autor do novo The Art of People: 11 Simple People Skills That Will Get You Everything e do bestseller Likeable Social Media, Dave Kerpen é especialista em redes sociais e presidente e cofundador da Likeable Media, que cria conteúdo de marketing corporativo.
Recentemente, ele foi atrás de amigos do Young Entrepreneur Council (YEC), uma organização que une jovens empreendedores talentosos do mundo todo, para saber quais eram seus “truques” favoritos na hora de exercer as habilidades interpessoais, assunto de seu novo livro.
1. Descubra como cada pessoa quer ser conhecida
Temos uma vontade natural de ser conhecidos. Se você estiver atento, as pessoas te darão pistas que revelam como querem ser conhecidas ou quem querem ser. Uma vez descoberto isso, comece a tratá-las como se já fossem aquela pessoa (ou pelo menos no caminho para ser aquela pessoa). Poucas coisas são tão adoráveis para seres humanos como alguém que nos entende e genuinamente acredita em nosso potencial.
– Jesse Lear, co-proprietária, V.I.P. Waste Services, LLC
2. Preste atenção nos arredores
Entre responder emails, correr para reuniões e tentar se manter calmo no geral, há outra coisa que líderes empresariais incluem na lista de tarefas: escutar. Escutar pode ser a coisa mais valiosa do seu dia. Escutar pode ajudá-lo a ganhar insights sobre quem está feliz ou infeliz, o lado positivo de cada dia e que fatores podem ser melhorados no local de trabalho.
– Erin Meagher, fundador e chefe, Coconut, Beneficial Blends, LLC dba Kelapo
3. Seja honesto
Tento ser honesto, seja no trabalho ou fora dele. Ter relacionamentos honestos sustenta o respeito mútuo, especialmente quando é hora de ter conversas difíceis. Também tiro tempo para observar e entender o que motiva cada pessoa com quem interajo. Conhecer e honrar meus colegas e as fortalezas e fraquezas de meus clientes cultiva a parceria e garante que todo mundo tenha os mesmos objetivos gerais.
– Peggy Shell, CEO & fundadora, Creative Alignments
4. Encontre conexões mútuas
Encontrar e falar sobre conexões mútuas não apenas cria uma conversa estimulante e fácil. Mais importante ainda, permite que se construa uma confiança imediata. As barreiras caem de maneira significativa e você se sente mais confortável, graças à triagem implícita feita por essa conexão mútua.
– Pratham Mittal, cofundador, VenturePact
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5. Coloque-se em primeiro lugar
Se você está em busca de um segredo para fazer com que as pessoas gostem de você, está fazendo errado. Ser bom com pessoas começa com você mesmo. Se não tomar conta de si mesmo primeiro, então não pode estar presente com outros. As pessoas querem que você ligue para elas, mas sabem se você faz isso de maneira genuína ou não. Passe tempo consigo mesmo antes de passar tempo com os outros.
– Matt Wilson, cofundador e aventureiro, Under30Experiences
6. Peça feedbacks honestos
As pessoas amam quando você pede opiniões. Significa que você respeita o que elas pensam. Destaca seu relacionamento único com elas e o status que têm na sua vida. Certamente você não pede feedback para qualquer um: você escolhe a pessoa. Além de ganhar feedback valioso das pessoas em quem confia você também ganha apoiadores ávidos, que se sentirão envolvidos com o que te aconselharam a fazer.
– Matthew Capala, fundador e diretor, Alphametic
7. Enfatize a importância do propósito
Propósito é peça-chave no local de trabalho. A habilidade de adicionar transparência a uma tarefa esclarece a visão geral e o objetivo do projeto. O propósito não apenas alinha seus funcionários com a visão mais ampla, mas também os encoraja a fazer contribuições valiosas para conquistar os resultados desejados. Dar propósito às tarefas pode aumentar a moral dos funcionários, diminuir o turnover e melhorar a qualidade do trabalho.
– Andy Eastes, CEO, SkuVault
8. Esteja atento aos detalhes
Quando encontro pessoas novas, tento encontrar pistas sobre a pessoa. Perceba o que ela está bebendo, por exemplo, para começar uma conversa. Perceba quando alguém prefere vinho tinto, o que pode levar a uma discussão sobre uma vinícola local favorita, que então pode levar a uma conversa muito mais pessoal e memorável. Uma conexão pessoal te leva muito mais longe que simplesmente falar do tempo.
– Christof Chartier, CEO, C.M. Chartier Contracting
9. Tenha empatia
Um dos melhores jeitos que encontrei para me conectar com outras pessoas é mostrar empatia. A maioria das pessoas só quer se sentir ouvida e compreendida. Seja um bom ouvinte e coloque-se no lugar delas. Mostre que você está ativamente engajado, que está processando as informações e que liga para o que elas estão dizendo. Isso gera uma conexão muito mais próxima imediatamente.
– Sean Ogle, fundador, Location 180, LLC
10. Adote o linguajar do outro
Preste atenção ao tipo de linguagem que a outra pessoa está usando e adote-a em sua própria fala, como for possível. A familiaridade alimenta a confiança e este tipo de ‘espelhamento linguístico’ pode frequentemente ajudar a estabelecer terreno comum entre duas pessoas. Naturalmente, evite usar termos culturais inapropriados, mas garanta que no geral estejam falando do mesmo jeito.
– Ross Beyeler, CEO, Growth Spark
11. Aja de maneira deliberada e aberta
Num mundo em que trocamos de conversas e pessoas com o movimento dos dedos, nada é mais valioso que estar completamente presente no momento em que você se senta com alguém e fazer com que a pessoa se sinta como a única coisa na sua mente. Qualquer abertura e transparência que você puder trazer à conversa vai ajudar a deixá-la mais confortável e a criar uma conversa e uma conexão mais profundas.
– Fan Bi, CEO, Blank Label
12. Seja um conector
O autor Glennon Melton diz bem: “A coisa mais revolucionária que você pode fazer é introduzir as pessoas umas às outras”. Eu estava conectada com pessoas extraordinárias no começo da minha carreira e nunca me esqueci de quão grata eu me sentia em relação ao conector. Introduzir as pessoas é o melhor jeito de agir numa sala e o jeito mais fácil de construir uma rede – e ninguém esquece.
– Jennifer Mellon, cofundadora e vice-presidente, Trustify
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Este artigo foi traduzido pelo Na Prática e aparece originalmente no LinkedIn