A etapa presencial do Curso Carreira de Excelência, do Na Prática, reuniu mais de 500 jovens profissionais em 11 cidades pelo Brasil neste sábado (13 de setembro). O curso, que é gratuito para participantes selecionados, desenvolve competências que preparam para o mercado de trabalho, com uma metodologia que equilibra teoria das melhores escolas e atividades práticas.
Neste sábado, as sessões presenciais aconteceram em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Londrina (PR), Goiânia (GO), Lavras (MG), Uberlândia (MG), Recife (PE), Itajubá (MG), Salvador (BA) e Brasília (DF).
Dia de encontrar ferramentas e conexão
Com as ferramentas aprendidas em sala de aula, os participantes vão desenvolver um projeto ou iniciativa individual de acordo com seu objetivo de carreira – o chamado salto. Os melhores projetos são avaliados e premiados por profissionais de grandes empresas brasileiras.

A proposta do curso é acelerar a carreira de participantes, e fazer com que se destaquem em oportunidades profissionais. “Essas pessoas, hoje, trabalharam ferramentas de alto conhecimento e tiveram a oportunidade de se conectar com outras pessoas e explorar possibilidades profissionais e objetivos de carreira. Elas saem daqui com muito mais clareza de onde atuar no mercado”, ressalta Lorena Santos, Head de Educação do Na Prática e responsável pela curadoria de conteúdo do curso.
O dia começou com um café da manhã para os participantes – e o networking começou ali. Na primeira parte do curso, os participantes discutiram ambição, e acessaram histórias inspiradoras, como a de Gilvan Bueno, especialista em finanças e comentarista da CNN Brasil que começou a carreira como garçom e vendedor de picolé.

Ele conta, em vídeo, como encontrou motivação para crescer na carreira e mudar de vida – Gilvan morava na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, quando entrou no mercado financeiro. Hoje, ele é também professor em uma masterclass gratuita do Na Prática.
Depois, foi hora de falar dos objetivos de carreira, aprender a chegar até eles com mais clareza e pensar como atingi-los de forma estratégica. Nessa etapa, aprenderam como usar ferramentas como Ikigai e Conceito do Porco Espinho para chegar a suas aspirações profissionais.
À tarde, foi a hora de aprofundar conceitos como protagonismo e garra. Os participantes discutiram como assumir a responsabilidade sem terceirizar a culpa, focar em soluções e direcionar suas ações para conquistar e cumprir objetivos com o próprio esforço.
O final do dia é voltado para atividades práticas, que reforçam as competências discutidas ao longo da formação, estimulam os participantes a criarem protótipos e a definirem seus projetos para salto alinhados a seus próprios objetivos.
Clareza sobre próximos passos
“Achei a experiência muito legal. Já tive uma ideia do que viria no esquenta, mas aqui é muito melhor. Dá para ver referências de outras pessoas, com desafios até parecidos com os meus. Os facilitadores ajudaram muito com minha linha de raciocínio. Porque eu tenho um plano muito bem definido, só que eu fui preenchendo as pequenas metas no caminho. Para mim, essa foi a parte mais importante do dia”, contou João Pedro Freitas, estudante de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“O Carreira de Excelência é um curso muito especial, porque a gente encontra pessoas que sentem dificuldade de tornar tangíveis objetivos, sonhos, o próximo passo que querem dar na carreira. Para mim, como facilitador, é muito gratificante poder ajudar elas nesse processo, e ver que mesmo em pouco tempo, a gente consegue ajudar e guiar elas em uma jornada pessoal de onde se pode chegar”, destaca Gabriel Gomes, consultor e um dos facilitadores da edição do Rio de Janeiro.
