Não é novidade que as mulheres enfrentam diversos desafios quando o assunto é trabalho. A pandemia do coronavírus fez com que a participação feminina no mercado chegasse ao percentual mais baixo dos últimos 30 anos. Ainda assim, muitas profissionais conseguiram conquistar espaços relevantes e se posicionar dentro de grandes empresas. Para celebrar a força de trabalho feminina, o prêmio Women to Watch Brasil elegeu sete executivas brasileiras de destaque que roubaram os holofotes em 2020.
Realizada desde 2014, a premiação tem como objetivo celebrar o trabalho de mulheres dentro do mercado de comunicação e marketing e estimular que outros setores façam o mesmo. Para o ano de 2020, as executivas brasileiras selecionadas foram Ana Paula Castello Branco (TIM); Gabriela Onofre (Acesso Digital); Gleidys Salvanha (Google Brasil); Keka Morelle (Wunderman Thompson); Samantha Almeida (Twitter); Sarah Buchwitz (Mastercard) e Viviane Duarte (Plano Feminino).
Conheça a trajetória das executivas brasileiras
As homenageadas deste ano fazem parte da estatística de que apenas 3% das mulheres no Brasil ocupam cargos de liderança, de acordo com um levantamento da Bain & Company. Seja comandando o próprio negócio ou assumindo diretorias de grandes multinacionais, as líderes tem contribuído para a presença das mulheres no alto escalão empresarial. Confira abaixo um resumo da vida profissional das executivas brasileiras de destaque em 2020:
#1 Ana Paula Castello Branco
Diretora de Advertising & Brand Management da TIM Brasil desde 2017, Ana Paula possui mais de 25 anos de experiência em multinacionais voltadas para os segmentos de bens de consumo, telecomunicação e digital. Especialista em liderança estratégica, branding, lançamento de produto, inovação e gestão, ela já ocupou a posição de diretora de marketing na Coca-Cola e na agência digital Huge. Além disso, Ana Paula dá aulas de branding da ESPM do Rio de Janeiro.
#2 Gabriela Onofre
Encabeçando estratégias de construção e expansão de marcas internacionais, Gabriela soma mais de 20 de experiência na área de marketing e comunicação. Depois de ocupar posições de liderança em organizações como P&G e Johnson&Johnson, ela trocou as multinacionais pelo mundo das startups. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Marketing da Acesso Digital, primeira IDTech brasileira com foco no desenvolvimento de tecnologias para identidades digitais.
#3 Gleidys Salvanha
Diretora de negócios para varejo da Google Brasil, Gleidys possui experiência consolidada na área de publicidade e marketing, tendo passado por grandes agências brasileiras. Já ocupou cargos executivos como vice-presidente de mídia. Como uma das executivas brasileiras promissoras do setor, é vencedora do Prêmio Caboré de 2008 na categoria Profissional de Mídia e de um Leão de Ouro, considerado uma dos principais prêmios da publicidade mundial.
#4 Keka Morelle
Diretora de criação da agência Wunderman Thompson, Keka é a única mulher que ocupa uma posição de liderança nessa área dentro de uma grande agência brasileira. Além de uma vasta experiência em agências de comunicação, ela já atuou como jurada no Festival de Cannes, ganhou o Prêmio Caboré na categoria Profissional de Criação e foi escolhida como Profissional do Ano 2017 pelo Prêmio Colunistas Brasil.
#5 Samantha Almeida
Uma das poucas executivas brasileiras negras em posição de destaque, Samantha comanda o Twitter Next Brasil, área da rede social voltada para o desenvolvimento de estratégias, campanhas e conteúdos para parceiros. Possui mais de quinze anos de experiência em comunicação estratégica, é palestrante, coleciona prêmios pelas campanhas publicitárias que desenvolveu e recebeu o título de Youpix Builder 2017, que reconhece profissionais que contribuem para a construção do mercado de conteúdo e influência no Brasil.
Leia também: Estudo estima mais de 250 anos para igualdade entre homens e mulheres no mercado
#6 Sarah Buchwitz
Vice-Presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard, Sarah possui vasta experiência na área e é especializada em branding e mídias sociais pela Kellogg Scholl of Management. Como uma das executivas brasileiras de destaque, já assumiu posições de liderança em empresas como ESPN, PepsiCo Brasil e Mondelez Brasil, chegando à posição de gerente global de marketing da Lays, alocada nos Estados Unidos.
#7 Viviane Duarte
Empreendedora social especializada em marketing e branding, Viviane fundou e comanda a consultoria de gênero e diversidade Plano Feminino. Possui mais de 15 anos de experiência gerenciando marcas e criando estratégias de comunicação. Além disso, ela idealizou cursos voltados para raça, gênero e empoderamento feminino para instituições como a Faculdade Cásper Líbero e Associação Brasileira de Jornalismo. Também comanda um projeto social de empoderamento de meninas vulneráveis.