Você acha que seus defeitos podem espantar os recrutadores e suas qualidades talvez soem artificiais e pouco convincentes? Saiba que não está sozinho em sentir-se inseguro ao responder sobre esses pontos durante uma entrevista de emprego.
Ao perguntar sobre seus defeitos e qualidades, o recrutador provavelmente quer entender se você possui fit com a cultura da empresa e o perfil da vaga. Você não deve mentir para atender a possíveis expectativas do entrevistador, mas é preciso tomar cuidado com a forma como irá abordar o assunto durante a conversa.
Entrevista de emprego: um guia completo para você conseguir qualquer vaga que deseje
Respondendo sobre qualidades
Essa é uma pergunta de praxe, então você deve ir preparado para respondê-la. Pense previamente sobre suas qualidades profissionais (flexibilidade, fácil aprendizado e criatividade, por exemplo) e quais delas seriam estratégicas para aquela vaga de emprego. Demonstrar para o entrevistador que você possui exatamente aquilo que ele procura fará com que suas chances de contratação aumentem.
Falar de coisas positivas é relativamente fácil, desde que você tenha o cuidado de ser autêntico e inspire confiança no recrutador, sem aumentar demais as coisas durante a conversa.
Por fim, sendo sua qualidade extraordinária ou não, é sempre bom ilustrá-la com um exemplo (real, é claro) em que você a tenha utilizado em um contexto profissional. Para sustentar o seu discurso, conte também qual foi o resultado dessa ação.
Respondendo sobre defeitos
Não precisa ter medo de sujar sua imagem dizendo algo negativo sobre si. O que o recrutador procura nessa resposta é sua capacidade de reconhecer falhas e pontos de atenção e desenvolvimento que devem ser acompanhados durante sua trajetória naquela empresa.
Todo mundo possui defeitos e esse é um fato que o entrevistador conhece e leva em conta. Assumí-los, diferentemente do que se pode pensar, será positivo para a imagem que você está construindo naquela empresa. Também é aqui que você mostra humildade e resiliência.
Responda essa pergunta comentando sobre o que você classifica como um defeito seu no âmbito profissional. Para não deixar meias-palavras, seja claro e detalhe o que aconteceu e o que está fazendo para resolver isso. A dica aqui é mostrar sua capacidade de passar por cima de dificuldades e de reconhecer, com humildade, seus próprios erros.
Matéria publicada originalmente no portal parceiro Glassdoor.