• Home
  • >
  • Desenvolvimento
  • >
  • Ele entregou currículo com donuts no Vale do Silício e fez 10 entrevistas

Ele entregou currículo com donuts no Vale do Silício e fez 10 entrevistas

Um jovem se destacou pela forma irreverente que escolheu de entregar o seu currículo. Em vez de ir até o balcão das lojas e empresas de interesse, ele imprimiu e colocou o currículo em uma caixa de Donuts, e entregou para empregadores de interesse na região do Vale do Silício.

A iniciativa foi do profissional de marketing Lukas Yla, de 25 anos. Em 2016, disfarçado como entregador da Postmates, empresa de delivery estaduniense, ele conseguiu entregar cerca de 50 caixas diretamente para chefes de marketing que ele tinha interesse em trabalhar.

A ação durou pouco mais de uma semana e, para evitar que o seu currículo fosse ignorado, escreveu um bilhete, junto de seu perfil no Linkedin: “A maioria dos currículos vai parar no lixo. O meu, na sua barriga.” 

O jovem conseguiu cerca de 10 entrevistas com essa ideia. Lukas explicou que enfrentava um cenário altamente competitivo e que, por ser imigrante, vindo da Lituânia, teria de se destacar de forma criativa.

Apesar do sucesso imediato, ele revelou que não conseguiu obter um visto permanente nos EUA e, por isso, retornou à Europa, onde atualmente atua como diretor na Bolt, concorrente da Uber.

Leia mais: Como montar um bom currículo mesmo sem experiência profissional

Conheça outros casos inusitados de entrega de currículo

A criatividade na hora de buscar emprego não é exclusividade do Vale do Silício. Ao longo dos anos, outros candidatos também inovaram na forma de apresentar seus currículos, transformando documentos tradicionais em verdadeiras peças de marketing pessoal que chamaram a atenção da mídia e do mercado de trabalho.

Alguns transformaram sua apresentação profissional em produtos inusitados, que viralizaram e chamaram a atenção de recrutadores.

É importante destacar que esse tipo de abordagem costuma funcionar melhor em vagas que valorizam criatividade e inovação. Em posições que exigem conhecimentos mais técnicos ou científicos, a estratégia pode não ser bem recebida e até prejudicar a avaliação do candidato.

Saiba também: Como destacar seu currículo em processos seletivos filtrados por IA

Boneco com currículo personalizado

Inspirado por seu próprio rosto, o publicitário curitibano Henrique Murate criou um boneco que o representava — a embalagem trazia informações sobre suas habilidades e trajetória profissional. Ele conseguiu atrair a atenção de várias agências publicitárias que o convidaram para entrevistas.

Currículo em forma de “remédio”

O designer inglês Jon Ryder transformou seu currículo em uma bula de remédio fictício, com o layout e linguagem típica de um medicamento. A abordagem criativa serviu como diferencial e o ajudou a conquistar uma vaga, além de receber propostas internacionais.

Barra de chocolate com dados profissionais

A criatividade marcou também o currículo do designer Matthew Hirsch, que criou uma barra de chocolate denominada “Hirschy’s Bar”.

Na embalagem, em vez das informações nutricionais, ele incluiu suas habilidades e objetivos profissionais — o código de barras, por exemplo, escondia seu telefone. O projeto viralizou e se tornou referência de currículo criativo.

Saiba mais: Foto no currículo: é interessante usar?

Como destacar seu currículo usando IA

Na época em que Lucas entregou os donuts, ainda não existia Chat GPT e nem IA generativa. Mas hoje, esses recursos podem te ajudar a montar seu currículo (e a personalizá-lo sempre que quiser). Veja como:

Adaptando o currículo às vagas

Plataformas como ChatGPT, ResumAI, Zety e Kickresume conseguem adaptar o conteúdo do documento de acordo com o cargo desejado, utilizando palavras-chave estratégicas que aumentam a chance de aprovação nos sistemas de triagem automática (ATS) usados por recrutadores.

Basta inserir informações básicas sobre sua formação, experiências e habilidades, e a IA pode sugerir descrições otimizadas, destacar competências relevantes e até criar diferentes versões do currículo para áreas distintas.

Leia também: Aprenda a montar o currículo de estágio para vencer a IA

Destacando seus pontos fortes

A IA também ajuda a identificar lacunas ou pontos fracos em um currículo. Ela pode apontar melhorias na formatação, linguagem e até na organização dos tópicos. Alguns serviços, como o Rezi e o Skillroads, oferecem avaliação completa do currículo com base em critérios de recrutamento realistas.

Além disso, a IA pode te dar uma mão criando cartas de apresentação personalizadas para cada vaga.

Atenção para não exagerar

Mesmo que a IA facilite a criação de currículos mais atrativos, é importante não usar esse recurso para inventar informações. Use a IA como uma aliada, mas sempre revise e edite o conteúdo final para garantir que ele reflita sua trajetória real.

Quer mandar bem na entrevista?

Aprenda de graça as melhores estratégias para se destacar em entrevistas com foco na comunicação assertiva: o Na Prática oferece o curso gratuito e online Mande bem na entrevista. Em aulas rápidas e gravadas, você vai aprender a demonstrar autoconfiança, se comunicar com mais clareza e impressione recrutadores.

Garanta a sua vaga

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!