Em sua 54ª edição, a Pesquisa Salarial do site de empregos Catho confirmou que o investimento em desenvolvimento profissional pode impactar diretamente na remuneração dos brasileiros.
Realizado em janeiro de 2018, o estudo abordou a relação de qualificação e salário. O estudo compreendeu graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado e seu impacto em diversos níveis hierárquicos de carreira.
Leia também: Por que gastar tempo aprendendo é o melhor investimento
Como resultado, a empresa descobriu que há diferenças significativas entre a valorização que cada tipo de formação tem em cada etapa profissional.
A Pesquisa Salarial é realizada a cada seis meses. Nesta edição, 2 milhões de profissionais, de mais de 25 mil empresas (em 4.063 cidades de todo país) responderam. Confira as descobertas.
Relação de qualificação e salário
- Para diretores e gerentes:
Ter uma pós-graduação ou MBA pode aumentar o salário em 47,2%. Enquanto, surpreendentemente, o mestrado e doutorado tem impacto menor nesse nível hierárquico: apenas 2,8% de acréscimo.
- Para coordenadores e supervisores:
Ter uma pós-graduação ou MBA pode aumentar o salário em 53,7%. Aqui, o impacto é mais equilibrado, com o mestrado e doutorado aumentando o salário em até 47,4%.
- Para profissionais graduados:
Ter uma pós-graduação ou MBA pode aumentar o salário em 47,5%. E, à semelhança do nível de diretores e gerentes, aqui o mestrado e doutorado podem aumentar o salário em 3,6%.
Leia também: Como pedir um aumento de salário (e falar sobre carreira com seu chefe)
- Para analistas:
Ter mestrado e doutorado pode aumentar o salário até 118%. Enquanto ter pós ou MBA aumentaria em 14,7% da remuneração dos analistas. A discrepância se dá porque a posição de analista muitas vezes é a de entrada na empresa (como full time).
- Para profissionais técnicos:
Ter graduação aumenta em 12,4% a remuneração dos profissionais técnicos. Ter pós-graduação ou MBA, por sua vez, resulta em acréscimo de 10%.
- Para assistentes e auxiliares:
Ter graduação aumenta em 25,2% a remuneração dos assistentes e auxiliares.
- Para profissionais operacionais:
Ter graduação aumenta em 25,3% a remuneração dos profissionais operacionais.
O desenvolvimento, incluindo a qualificação profissional, são importantes componentes de uma carreira bem-sucedida. Apesar de a Pesquisa Salarial da Catho comprovar a relação com dados sobre a remuneração, os efeitos se estendem muito além dela.