• Home
  • >
  • Prepare-se
  • >
  • Saiba como fazer bom um vídeo de apresentação para processos seletivos

Saiba como fazer bom um vídeo de apresentação para processos seletivos

Não pode ler agora nossa matéria sobre Vídeo de Apresentação? Ouça este conteúdo clicando no player:

Em uma época em que a maioria das pessoas está a (literalmente) um toque de tirar fotos ou gravar qualquer coisa, a tendência vem se expandindo para os recrutamentos. É comum, atualmente, que o candidato se depare com uma etapa de vídeo de apresentação profissional nos mais diversos processos seletivos.

Há vantagens para os recrutadores – e por isso a tendência é que esse formato seja cada vez mais adotado nas seleções. É mais uma chance de avaliar as habilidades que o candidato alegou ter, ou que são relevantes para a posição em questão. O fato de ser imagem torna tudo ainda mais fácil e claro para quem avalia.

Do lado do candidato, o vídeo pode ser visto como uma chance de expor com mais precisão a sua personalidade. Se o currículo tradicional não oferece “espaço” para descrever traços próprios, por exemplo, gravar uma apresentação é uma oportunidade que possibilita se destacar nesse sentido.

Fique por dentro das melhores oportunidades e dicas de carreira com as nossas Newsletters. Assine!

Como gravar o melhor vídeo de apresentação profissional

#1 Aspectos técnicos

Primeiro, separe o equipamento em que irá gravar e o prepare. Pode ser uma câmera, um celular, ou até uma webcam. O importante é que ele seja feito no formato horizontal e gravado durante o dia, para aproveitar a luz natural. Vale, inclusive, gravar perto de uma janela.

Em câmeras ou smartphones, tente estabilizar a imagem utilizando apoios ou tripés. Lembre-se também de verificar (antes!) como está a captação do áudio pelo dispositivo que você escolher usar.

#2 Ambiente

Escolha um lugar silencioso e organizado para gravar sua apresentação. Qualquer barulho exterior pode dificultar a captação do som. Certifique-se de que não haja distrações ao seu redor – tanto para você, quanto para o espectador.

Pitch de elevador: como fazer uma boa apresentação em 60 segundos

#4 Aparência

Vista-se como se você fosse a uma entrevista presencial. Baseado na sua pesquisa sobre a empresa e a vaga, escolha entre uma roupa mais formal ou mais casual. É importante que o traje não fuja do contexto ou se destaque mais do que o conteúdo.

O recrutador vai prestar atenção em todos os detalhes do seu vídeo de apresentação profissional, então demonstre a importância que dá para a oportunidade. Isso pode ser feito por meio de pequenos detalhes que deixem claro o cuidado que teve, tanto com sua aparência, quanto com o ambiente.

#5 Postura

A postura é grande responsável pela imagem que se passa e pode ajudar a demonstrar confiança no que diz. Uma especialista até alega que a postura pode te ajudar a conseguir um emprego. Outra dica: tome cuidado pra não deixar o vídeo relaxado ou descontraído demais. Guie-se pela formalidade exigida pela vaga.

#6 Conteúdo do vídeo de apresentação profissional

Mais um quesito em que é importante passar confiança. Por mais que seja um vídeo curto – a não ser que o regulamento da vaga tenha requisitos, o ideal é entre 1 e 2 minutos -, serve para instigar o recrutador. O objetivo é fazê-lo se interessar pelo seu perfil e te chamar para a próxima etapa!

Por isso, aparecer lendo não é uma boa ideia. Escreva um roteiro simples e objetivo, que resuma bem quem você, ao menos profissionalmente. Leia várias vezes e fale para a câmera com segurança.

Entrevista de emprego: um guia completo para você conseguir qualquer vaga que deseje

Se gravou e o vídeo não ficou bom, não tem problema: grave de novo. Treine o que vai dizer até que consiga passar a mensagem. E de um jeito – pelo menos, aparentemente – espontâneo.

Comece o vídeo se apresentando. Em seguida, fale sobre sua formação acadêmica e experiência profissional. Informe seus objetivos, competências e realizações e ressalte suas qualidades.

Por último, escolha um projeto pelo qual tem bastante orgulho. Dê preferência para o que tenha relação com a vaga a que está se candidatando. Descreva-o e comente suas contribuições.

Bônus: aposte numa apresentação PITCH

A técnica do Pitch é utilizada por empreendedores que se apresentam a investidores. No entanto, ele também pode servir para um profissional ou estudante se apresentar, em algumas circunstâncias. É o que acontece nas Conferências Na Prática, onde os jovens têm alguns minutos para “vender seu próprio peixe” para os recrutadores presentes.

Além disso, o cinema também utiliza o pitch com frequência. A ideia é a mesma, de tentar convencer. Porém, em vez de ser sobre um empreendimento, é sobre um produto audiovisual, ou um roteiro.

Pitch X Elevator pitch

O Elevator pitch é uma modalidade de pitch ainda mais rápido, com cerca de dois minutos – e o Na Prática já explicou sobre ele nesta matéria. A palavra “elevator” (elevador, em português) é uma referência ao fato de que de a apresentação é tão veloz, que poderia ser feita em um encontro no elevador.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!