A marca de móveis Breton lançou um programa de empreendedorismo que alia inovação e sustentabilidade. O Desafio Mobiliza Breton propõe que os participantes tragam uma ideia de negócio que dê um novo destino às matérias-primas que sobram da produção de móveis e embalagens. Como prêmio, a equipe vencedora ganhará 30 mil reais e outros incentivos. Abertas até o dia 3 de maio, as inscrições podem ser realizadas pelo site.
Times de dois a quatro membros podem participar do Desafio Mobiliza Breton, que é resultado de uma parceria da marca com a rede focada em assuntos socioambientais Visionários. Dez equipes serão selecionadas. A primeira etapa do programa inclui uma visita à fábrica da Breton para entender os processos envolvidos, além da participação em workshops sobre empreendedorismo, socioambientalismo e manuseio de materiais recicláveis.
Após a primeira etapa, três equipes selecionadas receberão orientação de profissionais. Esta fase inclui mentorias semanais e discussões com designers e executivos de grandes corporações.
Leia mais: São os negócios que vão salvar o mundo, defende especialista em sustentabilidade
O vencedor será o time que criar a melhor ideia de empreendimento que inclua a utilização criativa das sobras de materiais recicláveis – como sucata de papelão, plástico, inox, alumínio, retalho de tecido e espuma. Além de ganharem as matérias-primas, a equipe escolhida receberá 30 mil reais e 6 meses de assistência jurídica para iniciar o negócio.
Quem se interessar pode se inscrever online, preenchendo um formulário e enviando um vídeo de até 01 minuto, explicando porque quer participar do desafio. Os envios serão aceitos até às 18h do dia 3 de maio e a divulgação dos selecionados será no dia 25 de junho.
Fundada em 1967, a Breton é uma empresa brasileira especializada em móveis que possui 360 funcionários e sete lojas: três em São Paulo, uma em Campinas, uma em São José dos Campos e uma no Rio de Janeiro.