Estão abertas as inscrições para o BRASA PRÉ-universitário, programa gratuito de mentoria para estudantes brasileiros que querem estudar no exterior. A iniciativa foi criada pela organização sem fins lucrativos Associação de Estudantes Brasileiros no Exterior (BRASA) em 2015, que conta com 4 mil membros e têm atividade em mais de 70 universidades.
Há duas categorias de orientação disponíveis para inscrição no início deste ano: para graduação nos Estados Unidos e graduação na Europa. O objetivo do BRASA Pré é proporcionar materiais de estudo e mentoria individualizada durante todo o processo de application.
Entre as aprovações conquistadas por participantes do programa, estão universidades de prestígio como Harvard, MIT, Universidade de Oxford, Imperial College London e Sciences Po. Neste ano, o prazo das inscrições vai até 1 de fevereiro. As três candidaturas podem ser realizadas online (aqui, aqui e aqui), no entanto, o processo difere dependendo da categoria escolhida.
Como funciona o preparatório
Com o BRASA Pré, os estudantes selecionados têm contato frequente com mentores brasileiros (de graduação ou pós), que estudam ou estudaram em universidades de excelência.
A orientação é personalizada, totalmente gratuita, e se dá durante toda a preparação para a candidatura. Ela ocorre por meio de reuniões individuais mensais com foco no planejamento e cumprimento de atividades necessários ao processo de aplicação da universidade de escolha.
Além disso, o programa também prevê acesso a materiais e atividades que auxiliam na preparação para provas e na listagem de universidades e ajuda financeira para os participantes.
Leia também: Quais são os efeitos de uma pós-graduação no exterior na carreira
Candidatura do BRASA pré
-
Graduação no exterior (Estados Unidos e Europa)
Para se candidatar ao programa preparatório para graduação nos Estados Unidos, BRASA PRÉ: EUA, o candidato deve ser cidadão brasileiro, ter se formado no Ensino Médio em 201 e 2018 e estar se aplicando a uma universidade americana até janeiro de 2020. São duas fases de candidatura nessa categoria: formulário online, que inclui essay temático e um vídeo; e entrevistas online.
Já para graduação na Europa, com o PRÉ Europa, é necessário estar no último ano do Ensino Médio. Caso o candidato tenha se formado em 2017, deverá justificar. A intenção do participante deve ser de se aplicar para as universidades europeias até o início do próximo ano letivo (2020). Nesse caso, o processo básico é submeter o formulário de candidatura ao BRASA Pré: Europa.
Baixe grátis o ebook Pós-graduação: tudo que você precisa saber antes de decidir