Para a maioria das pessoas, férias são sinônimo de calmaria – daquele tempo de sonecas, maresia e maratonas intermináveis de séries na TV.
Hoje em dia, porém, é mais difícil – em especial para quem trabalha – criar essa conexão entre tempo livre e paz.
Mas por que isso ocorre?
Bom, sobre isso falaremos já já.
Antes, um pouco do quadro atual:
Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Pew Research, menos da metade dos trabalhadores americanos usam completamente seus dias de férias pagas (48%).
Outro levantamento, de junho de 2024, mostra que outra grande parcela se sentia culpada por tirar férias neste verão do hemisfério norte (47%).
E – o que não parece surpresa – cerca de 7 a cada 10 americanos relatam trabalhar durante o período de folgas pagas (68%).
Ok, existe um problema.
Mas por que não conseguimos parar?
A verdade é que não existe uma única resposta, mas sim um conjunto delas.
De modo geral, porém, há um padrão.
Muitos trabalhadores não conseguem impor limites para o tempo de trabalho – seja porque são viciados (e aí são questões que extrapolam (mas não excluem) o escritório), seja porque há grande pressão por parte dos seus empregadores.
E isso fica ainda mais fácil com ferramentas como e-mail, Slack e Google Meet, por exemplo, que nos colocam a um clique de começar uma tarefa. A tentação de verificar uma mensagem, para muitos, é difícil de resistir.
Alguns trabalhadores, ainda, têm medo de que, ao se afastarem, percam oportunidades de crescimento, promoções ou projetos importantes. Isso pode levar a sentimentos de insegurança e desconforto durante o tempo livre .
Muitos deles, no tempo livre, têm dificuldade em relaxar mentalmente. Mesmo longe do escritório, a mente continua presa em questões do trabalho, o que impede um verdadeiro descanso.
Quer se aprofundar? Faça o curso gratuito Inteligência Emocional Na Prática
Dicas para melhorar esse sentimento
#1. Planeje seu tempo de forma proativa
Organize suas responsabilidades e tarefas no trabalho antes de sair de férias. Isso ajuda a evitar preocupações durante o período de descanso, permitindo que você desconecte com mais facilidade .
#2. Desconecte-se digitalmente
Tente reduzir o uso de dispositivos eletrônicos, como e-mails de trabalho ou redes sociais. Isso ajuda a manter o foco no descanso e a aproveitar ao máximo o tempo longe do trabalho .
#3. Priorize seu bem-estar
Durante as férias, dê atenção especial a atividades que promovam relaxamento e bem-estar, como exercícios físicos leves, meditação ou hobbies. Cuidar da saúde mental é fundamental para recarregar as energias .
#4. Gerencie a culpa de estar desconectado
Muitos profissionais sentem culpa por se afastar do trabalho, mas é essencial lembrar que as férias são necessárias para a produtividade a longo prazo. Reforce a importância do descanso para seu desempenho futuro .
Este texto usou como fonte o artigo Why employees dread returning to work after PTO, da Glassdoor