Normalmente, quando pensamos no trabalho relacionado a cinema e séries, acabamos imaginando os sets de filmagens, os cinegrafistas e os atores brilhando nas cenas. É como se todo o universo de entretenimento se resumisse a essas figuras e ponto final.
No entanto, a concepção de obras audiovisuais precisa de muito mais gente do que costumamos supor. Desde a pré-produção, já há muito trabalho a ser feito. E quando a obra está filmada, editada e pronta para sair, ainda há muito trabalho.
E é aí que entra o trabalho de pessoas como a Erica Carnicelli, responsável pela área de Parcerias e Promoções da Warner no Brasil. Recentemente, por exemplo, ela esteve à frente da operação de divulgação do filme The Batman, que já faturou mais de 100 milhões de reais no Brasil e está há quatro semanas em primeiro lugar nos cinemas.
O Na Prática conversou com Erica para entender melhor como é o trabalho por trás das câmeras na indústria de entretenimento. Ela falou sobre carreira, formação e características para se atuar no setor.
Na indústria do entretenimento, o que se faz além dos filmes?
No mundo da divulgação de filmes e séries, o grande objetivo é fazer com que mais pessoas saibam sobre o filme e que se interessem por ele. As ações, que podem ser convencionais, em propagandas na televisão, mas tendem a se multiplicar para vários formatos.
“Sou responsável por estudar o melhor parceiro para amplificar a comunicação do filme”, explica Erica. “No fim do dia o grande objetivo é fazer com que as pessoas saibam que o filme está em cartaz e que elas tenham interesse em ir ao cinema.”
Nessa operação, no background da produção dos filmes, muitos profissionais atuam arduamente ao longo de meses para fazer com que uma obra aconteça. São elas:
Marketing
Responsável por cuidar da promoção dos filmes para o público-alvo. Aqui, as parcerias de divulgação, amplificação e engajamento são sempre bem-vindas. Aqui, profissionais de Business Inteligence também atuam para analisar os melhores cenários e oportunidades para que os times possam ser mais assertivos.
Vendas
Na indústria audiovisual, sempre que um filme é produzido é necessário que as empresas encontrem canais de distribuição, empresas distribuidoras e outros stakeholders importantes. Para isso, profissionais de vendas são extremamente importantes.
Suporte
Em outro ponto, há ainda áreas de suporte que ajudam a operação no entorno dos filmes a acontecer. Os setores de gestão de pessoas e financeiro, por exemplo, precisam atuar continuamente para garantir que os profissionais das outras áreas possam trabalhar.
“Empresas como Warner e Disney agora também atuam em multi-plataforma”, explica Erica. “Batman, por exemplo, não é um só o filme. Tem também brinquedos do batman, objetos de decoração. e uma gama enorme de coisas. e existe uma área para pensar esses produtos também.
Para Erica, é possível trabalhar de forma criativa com vários projetos dentro de uma empresa como a Warner e outras do mesmo gênero.
Como se dar bem nessa indústria?
Segundo Erica, existem algumas características que podem ajudar os profissionais a se destacarem na indústria do entretenimento. Para ela, o fundamental é ser conectado e antenado a tudo que está acontecendo no mundo, não só do entretenimento.
“Temos que ir além do nosso job description“, diz ela. “Não trabalhando por mais tempo, mas por ir além e encontrar novas maneiras de fazer as coisas e ser uma pessoa que traz soluções para problemas no dia a dia”.
Além disso, Erica explica que a indústria do entretenimento muda muito rápido e é preciso saber de adaptar o tempo todo e aprender coisas novas o tempo todo.