Enquanto os colegas da faculdade de economia sonhavam em trabalhar em bancos de investimento, de olho nas gordas comissões pagas na compra e venda de empresas, Pedro Albuquerque queria mudar o Brasil. Ele sonhava em trabalhar com obras de infraestrutura, que gerassem valor para a sociedade e contribuíssem para o desenvolvimento do país. “Quando decidi trabalhar em indústria, fora do eixo Rio-São Paulo, me chamaram de louco. Mas quando você faz o que gosta e encontra uma empresa te dá a pista para crescer, o resultado e as oportunidades vêm”, afirma.
Em 2010, recém-formado, Albuquerque aceitou um convite para se mudar para Curitiba (PR) e trabalhar na área financeira da ALL (América Latina Logística), maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil. A companhia possui uma frota de 1.095 trens e uma malha de 13 mil quilômetros de extensão que passa por seis estados. Ela transporta produtos para clientes dos segmentos agrícola, como açúcar e soja, e industrial, como combustível e chapas de aço. Seu trabalho lá passava por definir investimentos para a construção mais ferrovias, para melhorar a eficiência das existentes e do escoamento das cargas nos portos.
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Como é sua rotina
Desde que entrou na ALL, o economista foi promovido quatro vezes na área financeira. Em seu último ano na empresa, trabalhou como superintendente, coordenando três equipes: tesouraria, planejamento financeiro e relações com investidores. Entenda como funcionam as áreas:
Tesouraria: cuida dos resultados da empresa, do pagamento de impostos e das dívidas contraídas para financiar projetos. É impossível planejar o futuro da companhia ou conversar com bancos e investidores para levantar capital sem mostrar um retrato claro das finanças, como o histórico de resultados e quanto gastou em cada investimento.
Planejamento financeiro: lidera a equipe que pensa o futuro da empresa, novos projetos e investimentos. O que a ALL estará fazendo ano que vem? E daqui a cinco anos, dez anos e vinte anos? Que áreas têm mais potencial de crescimento? Como pode melhorar sua eficiência? A ALL trabalha com ferrovias, mas decidiu diversificar seu negócio nos últimos anos. Vem investindo em novos segmentos: criou uma empresa rodoviária, uma de armazenamento de carga em contêiner e outra de mineração, que se tornarão relevantes em alguns anos. Foi a área de planejamento financeiro que calculou a viabilidade desses projetos e como vão complementar a atividade da empresa no futuro.
Relações com investidores (RI): a equipe fica em contato com bancos e investidores que financiam a empresa. O trabalho é traduzir os resultados da companhia, levantados pela tesouraria, num discurso interessante. E também mostrar as oportunidades de crescimento da empresa, definidos pelo planejamento financeiro. A pergunta que bancos e investidores mais fazem é: “como a ALL ajudará a superar os desafios logísticos do país?”. Com base nos números e planos, a equipe responde.
Como busca talentos
Na ALL, Pedro também se preocupava em atrair os melhores profissionais para sua área. Ele procurava pessoas criativas que têm vontade de crescer com a empresa. Aprender finanças é consequência, e vem com anos de mão na massa. “Não é porque você vai trabalhar com conta que não precisa pensar em soluções fora da caixa”, afirma. Como as três áreas – tesouraria, planejamento e RI – precisam estar todo o tempo em contato trocando informações, também é importante que a pessoa saiba se comunicar, consiga ajudar e ser ajudado pelos colegas.
Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.