Não importa seu setor, atividade, comunicação é uma necessidade para todos. Então, vale se esforçar para se comunicar da melhor forma, algo que envolve, além de melhoria de habilidades, saber adaptar a mensagem ao seu público-alvo, mas também entender seu próprio estilo de comunicação.
Mark Murphy, autor de best-sellers e CEO da empresa de consultoria e pesquisa Leadership IQ passou décadas pesquisando comunicação interpessoal. Suas descobertas dão conta de que existem quatro estilos fundamentais de comunicadores, de acordo com as preferências na hora de se expressar.
Não existe um perfil melhor do que o outro, segundo o especialista. Mas entender onde você se encaixa no espectro lhe ajuda a ter flexibilidade para se ajustar – e garantir uma comunicação mais efetiva com qualquer interlocutor.
Antes do teste, quais são esses estilos de comunicação?
O estilo de comunicação varia de pessoa para pessoas, mas, segundo a pesquisa de Murphy, estes são os principais:
#1. Comunicação Analítica: pessoas que falam a partir do que conhecem em termos de dados, números e estudos sobre o tema.
#2. Comunicação Intuitiva: pessoas que se comunicam com base no quadro geral daquilo que percebem e acreditam (normalmente pensam de maneira holística).
#3. Comunicação Funcional: pessoas que se expressam com base em processos, datas e cronogramas – de modo linear e concatenado.
#4. Comunicação Emocional: pessoas que se expressem com base no que sentem, normalmente com improviso e de maneira mais passional.
E, agora que você entende um pouco de cada tipo, faça o teste a seguir e descubra o seu estilo de comunicação:
Qual seu Estilo de Comunicação? Descubra!
Faça o teste e descubra seu estilo de comunicação!
O que pesa mais na hora de tomar decisões?
Confio bastante na minha intuição.
Confia bastante nas minhas emoções e sentimentos.
Confio bastante em lógica e dados.
Confio bastante nas minhas análises minuciosas da situação.
Correto!
Errado!
Fico muito mais propenso a ser convencido se…
A pessoa que tenta me convencer tem controle e sabe sobre os detalhes e especificidades.
A pessoa que tenta me convencer aponta números e dados relevantes.
A pessoa que tenta me convencer expõe seus verdadeiros sentimentos e se importa com o que demonstro.
A pessoa que tenta me convencer mostra ter uma boa visão do todo e do contexto macro.
Correto!
Errado!
Escolha a frase que mais faz sentido para você:
A forma com que as pessoas se comunicam frequentemente me mostra certa falta de inteligência emocional.
Gosto quando as pessoas com que me comunico focam no contexto maior da situação e não se perdem em detalhes, muitas vezes desnecessários.
Acho que as pessoas se comunicam de forma exageradamente emocional, preferia que se baseassem mais em fatos.
É mais interessante, para mim, quando os outros mostram ter interesse por detalhes ou conhecimento dos pormenores do que falam.
Correto!
Errado!
Imagine que você tem o chefe ideal, como é a comunicação dele?
Ele foca em resultados e números reais, e gosta de quem aponta dados e fatos.
Ele foca no todo, evita ficar preso a detalhes, e vai direto ao ponto.
Ele foca no processo, detalhes e prazos e gosta de planos bem feitos.
Ele foca na conexão com os outros, quer saber como se sentem e tem linguagem emocional.
Correto!
Errado!
Sou mais criativo quando...
Possuo muitas informações e conhecimento sobre um tema.
Parto de uma necessidade, minha ou dos outros.
Tenho um processo de ideação linear e estruturado, com base em fatos e dados.
Dou ouvido à minha intuição, não preciso de muitas informações para ter ideias.
Correto!
Errado!
Em conversas de trabalho, qual das frases abaixo você mais costuma falar?
"Afinal, qual é o ponto?"
"No que você está se baseando para falar isso?"
"Quem mais está envolvido?"
"Qual é o próximo passo?"
Correto!
Errado!
De forma geral, como você estrutura sua fala?
Vou priorizando informações de acordo com a reação que sinto do meu interlocutor.
Falo de forma linear, trazendo o passo a passo gradativo dos assuntos.
De forma estruturada, atrelando ao que tenho de dados relevantes.
Não estruturo, vou direto ao ponto para passar a mensagem principal.
Correto!
Errado!
Não gosto muito de...
Conversas acaloradas e pessoais.
Conversas exaustivas, com muitos detalhes desnecessários.
Conversas vagas, com poucas informações sobre o contexto.
Conversas frias, que se limitam a fatos e dados.
Correto!
Errado!
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Descubra qual é o seu estilo de comunicação!
TESTE: Qual é seu estilo de comunicação?
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