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Os pitches de maior sucesso na história das startups

Homem faz seu pitch em sala
Dicas para um bom pitch endeavor

Um bom pitch é fundamental para o sucesso de uma startup. Ele serve para capturar a atenção dos investidores e comunicar de forma clara e concisa a proposta de valor da empresa ou projeto. Com um pitch bem estruturado, você consegue decidir entre o sucesso ou o fracasso na hora de levantar fundos ou atrair parceiros.

E para montar o seu próprio pitch, nada melhor do que se inspirar em grandes casos de sucesso que entraram para a história das startups.

Pensando nisso, o Na Prática apresenta neste artigo seis casos para você se inspirar na hora de fazer a sua própria apresentação. Anote as dicas, estude os casos e se prepare para se destacar!

O que é um pitch deck?

Um pitch deck é uma apresentação visual que resume a proposta de valor de uma startup, formada por slides que abordam o problema, a solução, o mercado, o modelo de negócios e as finanças da marca ou do projeto. Os slides devem possuir uma identidade visual e design alinhados com o conceito da startup, demonstrando credibilidade e profissionalismo. 

Além disso, é preciso prezar pela clareza e organização das informações, facilitando o entendimento dos investidores. O objetivo de um pitch, no final, é comunicar a visão, o modelo de negócios e o potencial de crescimento da empresa aos investidores.

Saiba também: Pitch de elevador: como fazer uma boa apresentação em 60 segundos

Quais os pitches de maior sucesso na história das startups?

Um bom pitch deck deve ser capaz de criar uma conexão emocional com os investidores, fazendo com que eles vejam o potencial da startup e sejam motivados a investir. Isso pode acontecer ao apresentar dados complexos ou ir direto ao ponto, tudo depende de como você guiar sua abordagem.

Confira abaixo cinco exemplos que revolucionaram o mercado e conquistaram os investidores logo de primeira. A partir deles, você saberá como fazer o seu. Confira!

Airbnb

Um dos pitches mais conhecidos e renomados de maior sucesso entre as startups é o do Airbnb, uma plataforma de hospedagem para aluguel de casas e apartamentos conhecida mundialmente. Para arrecadar mais de US$ 112 milhões, foi necessário menos de 4 minutos de atenção dos investidores, uma apresentação objetiva e simples, com uma quantidade de slides que varia entre 10 e 30. E, claro, imagens e gráficos que corroboram os argumentos da apresentação.

Confira o pitch deck do Airbnb aqui.

Uber

O caso da Uber é um dos mais interessantes, pois demonstra a confiança que os criadores tinham na época, em 2008, ao defender um serviço semelhante ao táxi, mas com uma inovação particular: o motorista vai até o passageiro. Na apresentação, os fundadores Travis Kalanick e Garrett Camp defenderam a ideia, destacando as principais fraquezas do sistema de táxi e como o aplicativo funcionaria para melhorar a vida dos dois lados da transação.

No final, eles fizeram com que os investidores confiassem na capacidade de solução que a plataforma oferecia e, hoje, é  uma das principais formas de transporte mundial.

Confira o pitch deck da uber aqui.

Linkedin

Você pode apresentar um pitch de um produto já pronto, com foco em monetizá-lo. Foi o caso do LinkedIn, em 2004, que buscava uma forma de tornar a plataforma viável para negócios. A ideia era compará-lo à busca do Google, mas indicado para encontrar pessoas e conexões profissionais, diferente de outras redes sociais como o Myspace, no qual o conceito era voltado para relações pessoais. O LinkedIn prometia ser uma espécie de “busca de pessoas profissionais 2.0”.

Durante a rodada de negócios, os fundadores do site também não deixaram de responder às perguntas dos investidores com dados concretos na ponta da língua. O resultado foi um financiamento de US$ 10 milhões antes de serem comprados pela Microsoft por US$ 26,2 bilhões em 2016.

Confira o pitch deck do Linkedin aqui.

Saiba também: Como preencher a seção Sobre do Linkedin de maneira correta

Facebook

Mark Zuckerberg, que hoje é dono de uma das maiores empresas do mundo e o maior conglomerado de rede social que existe, controlando Instagram e o próprio Facebook, hoje chamado de Meta, teve que construir uma apresentação sólida que demonstrasse o tamanho do engajamento dentro da rede social e  a base de clientes, elementos que fizeram ela crescer de forma orgânica. 

O colega fundador de Zuckerberg, Eduardo Saverin, também ajudou a demonstrar que a rede social tinha planos de expansão para mais de 200 escolas até setembro de 2004, destacando o potencial da plataforma. Embora o foco não fosse a monetização, o sucesso do pitch ajudou os fundadores a preparar o terreno para a publicidade dentro do site e a conquistar confiança para um investimento inicial Peter Thiel, que ofereceu US$ 500.000 no verão de 2004 em troca de 10,2% da empresa.

Confira o pitch deck do Facebook aqui.

Buzzfeed

O BuzzFeed foi uma das mídias de conteúdo mais divertidas que revolucionaram a forma como enxergamos publicidade, conteúdos virais e memes na internet. O pitch deck era formado por capturas de tela do site, mostrando como o público interagia dentro dele, abordando uma espécie de “propaganda como conteúdo”, em vez de ter os dois separados.

A “prova social”, juntamente com o conceito inovador do site, foram os grandes responsáveis por tornar esse pitch deck um dos maiores exemplos de sucesso na história das startups.

Confira o pitch deck do Buzzfeed aqui.

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