Vitor Soares
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 11:18h.
Seja no terceiro setor, no ambiente público ou na iniciativa privada, há muito espaço para profissionais formados em serviço social.
Em geral, essas pessoas são extremamente críticas, empáticas e sonham em transformar a realidade ao seu redor.
Acha que esse é o curso ideal para você?
Leia a seguir nosso guia e descubra:
O curso engloba disciplinas voltadas à atuação direta com as pessoas na sociedade. Confira os temas e as disciplinas mais comuns:
Por lidar diretamente com a garantia de direitos das pessoas, é fundamental que assistente social entenda as leis que regem seus espaços de atuação. Por essa razão, disciplinas que façam esses estudantes pensarem a sociedade a partir do viés legislativo são muito comuns.
A fim de entender as motivações dos conflitos sociais, disciplinas de sociologia, história, filosofia e economia estão sempre presentes nos cursos de serviço social. A forma como esses conteúdos são atrelados a questões de gênero, raça, sexualidade, violência e outras fornecem o arcabouço teórico necessário para atuar após a formação.
Como o trabalho se atém também ao indivíduo, e não somente na questão global, é preciso que eles tenham noções de como abordar as pessoas. Matérias de ética, psicologia, antropologia e pesquisa são presentes em uma série de grades curriculares do curso nessa área.
Acesses os detalhes das grades nos links a seguir.
Esse ranking é feito pela Folha de S. Paulo e leva em conta uma série de fatores para determinar quais são os melhores cursos. Acesse aqui a lista completa.
A profissão da pessoa formada nesse curso é regulamentada pelo governo brasileiro e requer diploma de nível superior para ser exercida. A média salarial desse profissional é de 2408 reais, segundo o portal da Catho.
Áres comuns de atuação para esse profssionais são: