Egberto Santana
Publicado em 26 de março de 2025 às 17:37h.
Um bom pitch é fundamental para o sucesso de uma startup. Ele serve para capturar a atenção dos investidores e comunicar de forma clara e concisa a proposta de valor da empresa ou projeto. Com um pitch bem estruturado, você consegue decidir entre o sucesso ou o fracasso na hora de levantar fundos ou atrair parceiros.
E para montar o seu próprio pitch, nada melhor do que se inspirar em grandes casos de sucesso que entraram para a história das startups.
Pensando nisso, o Na Prática apresenta neste artigo seis casos para você se inspirar na hora de fazer a sua própria apresentação. Anote as dicas, estude os casos e se prepare para se destacar!
Um pitch deck é uma apresentação visual que resume a proposta de valor de uma startup, formada por slides que abordam o problema, a solução, o mercado, o modelo de negócios e as finanças da marca ou do projeto. Os slides devem possuir uma identidade visual e design alinhados com o conceito da startup, demonstrando credibilidade e profissionalismo.
Além disso, é preciso prezar pela clareza e organização das informações, facilitando o entendimento dos investidores. O objetivo de um pitch, no final, é comunicar a visão, o modelo de negócios e o potencial de crescimento da empresa aos investidores.
Saiba também: Pitch de elevador: como fazer uma boa apresentação em 60 segundos
Um bom pitch deck deve ser capaz de criar uma conexão emocional com os investidores, fazendo com que eles vejam o potencial da startup e sejam motivados a investir. Isso pode acontecer ao apresentar dados complexos ou ir direto ao ponto, tudo depende de como você guiar sua abordagem.
Confira abaixo cinco exemplos que revolucionaram o mercado e conquistaram os investidores logo de primeira. A partir deles, você saberá como fazer o seu. Confira!
Um dos pitches mais conhecidos e renomados de maior sucesso entre as startups é o do Airbnb, uma plataforma de hospedagem para aluguel de casas e apartamentos conhecida mundialmente. Para arrecadar mais de US$ 112 milhões, foi necessário menos de 4 minutos de atenção dos investidores, uma apresentação objetiva e simples, com uma quantidade de slides que varia entre 10 e 30. E, claro, imagens e gráficos que corroboram os argumentos da apresentação.
Confira o pitch deck do Airbnb aqui.
O caso da Uber é um dos mais interessantes, pois demonstra a confiança que os criadores tinham na época, em 2008, ao defender um serviço semelhante ao táxi, mas com uma inovação particular: o motorista vai até o passageiro. Na apresentação, os fundadores Travis Kalanick e Garrett Camp defenderam a ideia, destacando as principais fraquezas do sistema de táxi e como o aplicativo funcionaria para melhorar a vida dos dois lados da transação.
No final, eles fizeram com que os investidores confiassem na capacidade de solução que a plataforma oferecia e, hoje, é uma das principais formas de transporte mundial.
Confira o pitch deck da uber aqui.
Você pode apresentar um pitch de um produto já pronto, com foco em monetizá-lo. Foi o caso do LinkedIn, em 2004, que buscava uma forma de tornar a plataforma viável para negócios. A ideia era compará-lo à busca do Google, mas indicado para encontrar pessoas e conexões profissionais, diferente de outras redes sociais como o Myspace, no qual o conceito era voltado para relações pessoais. O LinkedIn prometia ser uma espécie de “busca de pessoas profissionais 2.0”.
Durante a rodada de negócios, os fundadores do site também não deixaram de responder às perguntas dos investidores com dados concretos na ponta da língua. O resultado foi um financiamento de US$ 10 milhões antes de serem comprados pela Microsoft por US$ 26,2 bilhões em 2016.
Confira o pitch deck do Linkedin aqui.
Saiba também: Como preencher a seção Sobre do Linkedin de maneira correta
Mark Zuckerberg, que hoje é dono de uma das maiores empresas do mundo e o maior conglomerado de rede social que existe, controlando Instagram e o próprio Facebook, hoje chamado de Meta, teve que construir uma apresentação sólida que demonstrasse o tamanho do engajamento dentro da rede social e a base de clientes, elementos que fizeram ela crescer de forma orgânica.
O colega fundador de Zuckerberg, Eduardo Saverin, também ajudou a demonstrar que a rede social tinha planos de expansão para mais de 200 escolas até setembro de 2004, destacando o potencial da plataforma. Embora o foco não fosse a monetização, o sucesso do pitch ajudou os fundadores a preparar o terreno para a publicidade dentro do site e a conquistar confiança para um investimento inicial Peter Thiel, que ofereceu US$ 500.000 no verão de 2004 em troca de 10,2% da empresa.
Confira o pitch deck do Facebook aqui.
O BuzzFeed foi uma das mídias de conteúdo mais divertidas que revolucionaram a forma como enxergamos publicidade, conteúdos virais e memes na internet. O pitch deck era formado por capturas de tela do site, mostrando como o público interagia dentro dele, abordando uma espécie de “propaganda como conteúdo”, em vez de ter os dois separados.
A “prova social”, juntamente com o conceito inovador do site, foram os grandes responsáveis por tornar esse pitch deck um dos maiores exemplos de sucesso na história das startups.