

Felipe Giacomelli
Publicado em 5 de março de 2026 às 15:32h.
Uma semana entre Pequim e Shanghai, com temperaturas de até -6°C, visitas a empresas de tecnologia de ponta, robôs humanoides, drones, fabricante de satélites e a Grande Muralha da China. Esse foi o roteiro dos seis universitários ganhadores do Prêmio Na Prática – Protagonismo Universitário 2025, que participaram de uma imersão de empreendedorismo e inovação, no país asiático, entre os dias 25 e 31 de janeiro.
Com uma agenda tão densa, confiar só na memória seria arriscado demais. Por isso, câmera na mão e celular sempre carregado: os próprios alunos e o time Na Prática registraram cada visita, cada encontro e cada paisagem ao longo dos sete dias. As melhores fotos você confere nesta matéria.

Na China, os jovens universitários Emilly Rodrigues, Gabriela Mendanha, Hugo Maia, Naomi Ferreira, Narayane Medeiros e Pedro Docema, além de Anamaíra Spaggiari, CEO do Na Prática, e Lorena Stephanie, head de Educação da instituição, percorreram destinos como a RobotEra, startup de robôs humanoides incubada no maior parque científico universitário do mundo; a AirDoc, que aplica IA para detectar doenças oftalmológicas por exames oculares; e a SpaceSail, empresa aeroespacial que opera uma constelação de satélites para internet banda larga.
O grupo visitou também a Suzano — onde Hugo trabalha, na unidade de Belém —, o Alibaba e o Hospital Geral do Exército de Libertação Popular, onde a automação no atendimento ao paciente chamou a atenção dos três estudantes de medicina do grupo.
Fora do circuito corporativo, rolou viagem de trem-bala, visita à Grande Muralha e jantar no The Bund, distrito histórico às margens do rio Huangpu, em Shanghai. E, é claro, com muitas fotos da imersão.
![]() | ![]() |
| Emilly Raiane Rodrigues, de 24 anos Em um projeto internacional de nanossatélites da agência espacial francesa, desenvolveu sistemas de recuperação autônoma de computadores de bordo que elevaram em 98% a disponibilidade do satélite e reduziram em mais de 85% o tempo de inicialização | Gabriela Santos Mendanha, 24 anos No Ver Hospital dos Olhos, vinculado à PUC, criou um algoritmo de IA para interpretar tomografias de córnea no pré-operatório de cirurgias refrativas — um dos maiores desafios da oftalmologia. O modelo atingiu mais de 80% de acurácia, reduziu 70% dos custos de triagem e gerou economia média de R$ 37 mil. |
![]() | ![]() |
| Hugo Santos Maia, 23 anos Como estagiário em Logística e Supply Chain na Suzano, desenvolveu um sistema de gestão de armazém que reduziu em 50% as divergências de estoque e em 60% o tempo de devoluções, sendo replicado para outras unidades. Também se envolveu em projetos de pesquisa em energias renováveis, incluindo hidrogênio verde. | Naomi Nascimento Ferreira, 23 anos Como fundadora e presidente da Missão Mulher Saudável, liderou uma iniciativa inédita que levou educação sexual, planejamento familiar e inserção de DIUs a comunidades do interior do Ceará. O projeto já beneficiou mais de 300 mulheres, capacitou 60 profissionais da atenção básica e alcançou cerca de 1.000 estudantes. |
![]() | ![]() |
| Narayane Ribeiro Medeiros, 23 anos Liderou o projeto GeoPredict, que aplicava IA e processamento de imagens para análises ambientais e climáticas. A iniciativa conduzida por ela foi finalista global de uma competição da NASA em 2024 (International Space Apps Challenge), entre mais de 10 mil projetos. | Pedro Henrique Docema Rodrigues, 21 anos À frente da refundação da Bandeira Científica da USP, coordenou expedições humanitárias de saúde que realizaram mais de 5 mil atendimentos a populações em vulnerabilidade em 15 especialidades médicas, e mobilizaram mais de R$300 mil em recursos. Em 2024, liderou ações emergenciais no Rio Grande do Sul. |
fotos dos vencedores: Germano Lüders/Exame
Universitários e recém-formados têm uma grande oportunidade de chamar a atenção das grandes empresas do mercado na Conferência de Carreira 2026.
Além das mesas de relacionamento com recrutadores e lideranças de diferentes organizações, o evento oferece workshops práticos para aprender a se posicionar melhor em processos seletivos e desenvolver o próprio storytelling, e ainda abre espaço para que participantes apresentem seu pitch ao vivo. As inscrições vão até 1 de março e o evento está marcado para o dia 13 de abril, em São Paulo. Inscreva-se aqui na Conferência de Carreira 2026.