
Carina Bacelar
Publicado em 3 de novembro de 2025 às 22:05h.
O Prêmio Na Prática: Protagonismo Universitário anunciou em uma cerimônia nesta segunda-feira (3) seus cinco vencedores, jovens universitários que se destacaram com projetos de altíssimo impacto pelo país. Confira a seguir quem garantiu o troféu e vai ganhar uma viagem com tudo pago para conhecer o ecossistema empreendedor da China.
REGIÃO SUL: Emilly Raiane Rodrigues, de 24 anos, estudante de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Em um projeto internacional de nanosatélites da agência espacial francesa, Emilly desenvolveu sistemas de recuperação autônoma de computadores de bordo que elevaram em 98% a disponibilidade do satélite e reduziram em mais de 85% o tempo de inicialização. Realizou ainda uma pesquisa aplicada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica focada em software embarcado. Cofundou a Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial, a primeira da América Latina, voltada à democratização da formação científica e tecnológica, impactando mais de 2.000 estudantes.
REGIÃO CENTRO-OESTE: Gabriela Santos Mendanha, 24 anos, estudante de Medicina da PUC Goiás.
No Ver Hospital dos Olhos, vinculado à PUC, criou um algoritmo de IA para interpretar tomografias de córnea no pré-operatório de cirurgias refrativas — um dos maiores desafios da oftalmologia. O modelo atingiu mais de 80% de acurácia, reduziu 70% dos custos de triagem e gerou economia média de R$ 37 mil. Esse trabalho foi reconhecido pelo Bascom Palmer Eye Institute (EUA). Gabriela também dá aulas e prepara jovens para competições como a Olimpíada Brasileira de Física e a International Young Physicists’ Tournament, alcançando recordes.
REGIÃO NORTE: Hugo Santos Maia, 23 anos, estudante de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Como estagiário em Logística e Supply Chain na Suzano, desenvolveu um sistema de gestão de armazém que reduziu em 50% as divergências de estoque e em 60% o tempo de devoluções, sendo replicado para outras unidades. Se envolveu em projetos de pesquisa em energias renováveis, incluindo hidrogênio verde. Foi responsável pela fundação do primeiro Centro Acadêmico de Engenharia de Energia da Região Norte e bolsista administrativo na UFPA, além de reunir participações em iniciativas sociais, como o programa Formare e o projeto Mão na Roda.
REGIÃO NORDESTE: Naomi Nascimento Ferreira, 23 anos, estudante de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Como fundadora e presidente da Missão Mulher Saudável, liderou uma iniciativa inédita que levou educação sexual, planejamento familiar e inserção de DIUs a comunidades do interior do Ceará. O projeto já beneficiou mais de 300 mulheres, capacitou 60 profissionais da atenção básica e alcançou cerca de 1.000 estudantes com ações educativas sobre saúde menstrual, dor pélvica e contracepção. Também criou e presidiu a Liga Acadêmica de Ginecologia Minimamente Invasiva (MIGS/UFC) e teve papel estratégico na Expedição Cirúrgica USP–UFC.
REGIÃO SUDESTE: Na região Sudeste houve um empate, com dois vencedores.
Narayane Ribeiro Medeiros, 23 anos, aluna de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Narayane liderou o projeto GeoPredict, que aplicava IA e processamento de imagens para análises ambientais e climáticas, selecionado em 2024 como finalista global do NASA International Space Apps Challenge entre mais de 10 mil projetos. Venceu o Prêmio Carolina 
Bori “Ciência & Mulher”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. É pesquisadora da FAPESP em parceria com a Embraer no projeto FLYMOV, que simula a “montagem colaborativa multifuncional de aeronaves”, além de presidente da ITACube e master researcher da ITAndroids.
Pedro Henrique Docema Rodrigues, 21 anos, aluno de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
À frente da refundação da Bandeira Científica da USP, coordenou expedições humanitárias de saúde que realizaram mais de 5 mil atendimentos a populações em vulnerabilidade em 15 especialidades médicas, e mobilizaram mais de R$300 mil em recursos. Em 2024, liderou ações emergenciais no Rio Grande do Sul, estabelecendo parcerias com instituições e com a Força Aérea Brasileira para garantir atendimento em regiões isoladas. Fundou ainda a Liga de Saúde Humanitária, primeira do tipo no Brasil, e com ela participou de diversas expedições pelo país.
VENCEDORA NACIONAL: Gabriela Mendanha, vencedora do Centro-Oeste também foi reconhecida com o Prêmio Nacional, ao qual concorriam os vencedores de cada região.
“Em um país tão gigante e desigual, a gente pensou em criar exemplos inspiradores para todos os jovens. E a melhor forma de criar inspiração é destacar quem está próximo. O Prêmio Na Prática tem essa perspectiva de ter uma categoria regional, para a gente reconhecer lideranças regionais, nas suas comunidades e universidades, e que vão servir de referência para outros jovens que estão próximos, destacou Anamaíra Spaggiari, CEO do Na Prática, durante a cerimônia de premiação, que reuniu grandes empresas, representantes de universidades e nomes das áreas de educação e filantropia.
Entrevistado ao vivo por Anamaíra durante a cerimônia, André Esteves, Chairman do BTG Pactual, compartilhou com os jovens algumas lições de sua trajetória, de estudante da UFRJ até a presidência do conselho do maior banco de investimentos da América Latina.
O prêmio, que analisou mais de 1,6 mil candidaturas, foi pioneiro ao reconhecer jovens que se destacam por iniciativas transformadoras dentro e fora das salas de aula, e garantir vencedores em todas as regiões do país.
Os 15 finalistas, selecionados após entrevistas conduzidas pela comissão avaliadora com mais de 300 candidatos, desembarcaram na capital paulista na última quinta-feira (30) para uma programação especial que incluiu o curso exclusivo “Execução de Alta Performance”, oferecido pelo Na Prática especialmente para eles. A imersão proporcionou aos estudantes ferramentas práticas de autoliderança, foco e criação de rede, entre outros.
Os premiados vão embarcar em breve para uma viagem à China, experiência internacional que promete ampliar horizontes e inspirar esses jovens líderes brasileiros. Lá eles vão conhecer empresas e universidades que estão despontando como polos da inovação mundial. A iniciativa reforça o compromisso do Na Prática em não apenas celebrar o protagonismo universitário, mas também o papel fundamental e insubstituível das universidades em formar futuros líderes.