No fim de janeiro, a gigante de tecnologia Google abriu as inscrições no Brasil para seu programa de estágio Next Step. A iniciativa tem objetivo de aumentar a representatividade de negros na companhia. Na tarefa de atração e seleção, está a plataforma Empodera, que atua conectando e preparando talentos de diversas classes sociais, raças, gêneros, orientações sexuais e necessidades com grandes empresas.
Presente no Brasil desde 2005, atualmente o Google emprega mais de 120 pessoas em seu Centro de Engenharia em Belo Horizonte e mais de 750 no escritório em São Paulo, que é onde os selecionados para o Next Step trabalharão. Ainda que seja um processo desenhado para atrair talentos negros, quaisquer graduandos – de quaisquer cursos – podem participar da seleção.
No entanto, além de morarem na Grande São Paulo, os participantes precisam ter previsão de formatura entre julho e dezembro de 2021. As inscrições podem ser realizadas pelo Empodera até 22 de fevereiro.
Para participar, é preciso se cadastrar no site, enviar currículo e atualizar dados pessoais (seção “Minha conta”). Após as etapas de aplicação e triagem de currículos, os candidatos selecionados serão convidados para entrevistas online – via Google Hangouts -, de 45 minutos de duração, com os times nos quais serão alocados, caso passem no Next Step.
Gestão horizontal: como funciona o método organizacional que Google e Netflix adotam
Como é o programa Next Step
O programa de estágio inclusivo do Google tem duração de dois anos e inclui diversos treinamentos relacionados aos produtos da marca. Participantes também têm acesso a uma rede de mentores, responsáveis por ajudá-los quanto a tarefas e seu desenvolvimento.
As oportunidades são em São Paulo, nas áreas de atuação de vendas (de diversos produtos e serviços do Google no Brasil), suporte ao consumidor, marketing e recursos humanos. Inscreva-se pelo site Empodera.