Ana Moraes
Publicado em 26 de agosto de 2025 às 20:35h.
Conhecido por seu patrimônio cultural, riqueza histórica e efervescência econômica, Pernambuco também é um importante polo educacional do Brasil. O estado abriga instituições de ensino superior reconhecidas nacionalmente pela qualidade acadêmica, pela capacidade de inovação e pelo impacto social que geram na região e no país.
No Enade 2023, duas universidades pernambucanas conquistaram a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). São elas: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Faculdade Cesar (FCE).
Além disso, Pernambuco se destaca no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, com universidades públicas e privadas presentes entre as mais bem avaliadas do país, seja pela excelência no ensino, produção científica, presença no mercado de trabalho ou contribuição à inovação.
Fundada oficialmente em 1946, a UFPE é uma das universidades públicas mais respeitadas do Brasil, e sua origem remonta à fundação da fundação da Faculdade de Direito do Recife, em 1827.
Com campi no Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, a instituição está entre as líderes nacionais em produção científica e inovação tecnológica.
No Ranking Universitário da Folha 2024, ocupa o 11º lugar geral, e é destaque em inserção no mercado de trabalho, figurando entre as 10 melhores do país nesse quesito.
A UFPE oferece mais de 100 cursos de graduação e 80 programas de pós-graduação, cobrindo áreas que vão de engenharia, saúde e tecnologia a ciências humanas e artes.
Sua atuação vai além da sala de aula, com projetos de extensão que beneficiam diretamente comunidades urbanas e rurais de Pernambuco.
Instituição privada sem fins lucrativos, a FCE é focada em inovação e tecnologia, com sede no Porto Digital, no Recife, um dos maiores parques tecnológicos da América Latina.
Criada para formar profissionais para a economia digital, a faculdade aposta em metodologias ativas de ensino e forte integração com o setor produtivo.
Os cursos de graduação e pós-graduação são voltados para áreas como ciência da computação, design, ciência de dados e engenharia de software.
Com parcerias internacionais e projetos de impacto, a FCE se consolidou como um celeiro de talentos para empresas de tecnologia no Brasil e no exterior.
Além das duas com nota máxima, outras instituições se destacam no Ranking da Folha 2024:
Universidade de Pernambuco (UPE) – No 42º lugar geral no RUF 2024, é uma universidade estadual reconhecida por seu compromisso com a interiorização do ensino superior. Mantém campi em várias regiões do estado, com cursos de referência em medicina, enfermagem, odontologia e licenciaturas.
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Ocupa o 53º lugar geral no ranking e é uma das mais tradicionais do país na área de ciências agrárias. Também se destaca em áreas ambientais, biotecnologia e veterinária, com forte atuação na pesquisa voltada para o semiárido.
Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Com o 83º lugar geral, é uma instituição multicampi que atua em Pernambuco e outros estados do Nordeste. Tem papel estratégico no desenvolvimento do semiárido, formando profissionais nas áreas de saúde, engenharias e ciências agrárias.
Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) – No 109º lugar geral, é uma das instituições privadas mais tradicionais do estado. Fundada em 1951, combina formação acadêmica sólida com valores humanistas, oferecendo cursos de destaque como direito, comunicação social e arquitetura.
Uma boa notícia: a formação presencial e online Carreira de Excelência, do Na Prática, abriu vagas para 13 de setembro em Recife!
Há mais de 10 anos, esse curso ensina as competências que destacam universitários e recém-formados no mercado de trabalho, ensinando como se posicionar com mais protagonismo e inteligência para brilhar nos processos seletivos.
E o melhor, essa formação é de graça para quem for selecionado. Restam poucas vagas!