A educação superior na região Norte do Brasil tem ganhado destaque nos últimos anos, com universidades que se consolidam como referências tanto em ensino quanto em pesquisa. Amazonas e Pará contam com instituições públicas e privadas que se destacam nos rankings nacionais e regionais, oferecendo infraestrutura, diversidade de cursos e excelência acadêmica.
Nesse guia, vamos mostrar a lista das instituições mais bem avaliadas e representativas no Amazonas e no Pará, conforme critérios do Ministério da Educação (MEC), rankings nacionais, desempenho acadêmico e relevância regional
Conheça as melhores universidades do Amazonas e do Pará
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
A UFAM é a maior e mais antiga instituição de ensino superior do estado. Suas origens remontam à Escola Universitária Livre de Manaós, fundada em 1909. É considerada a principal universidade da região Norte.
No Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2024, a universidade ocupava a 43ª posição entre todas as universidades do Brasil, sendo a melhor colocada da região. Obteve também nota 4 (em um máximo de 5) no Índice Geral de Cursos do MEC 2023.
Com campus em Manaus e no interior do estado, a UFAM oferece mais de 100 cursos de graduação, além de programas de mestrado e doutorado em áreas estratégicas, como Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Antropologia e Ciências da Saúde.
Seu protagonismo em pesquisas ligadas à Amazônia, biodiversidade e sustentabilidade é um dos maiores diferenciais da instituição. Também oferece formações específicas para professores indígenas, no campi de M. Solimões, Borba e Maués.
Leia também: Conheça as melhores universidades do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Criada em 2001, a UEA tem se consolidado como uma das universidades estaduais mais relevantes da região, conquistando uma nota 4 em uma escala que vai até 5 no Indice Geral de Cursos do MEC 2023.
Um dos seus pontos fortes é a interiorização do ensino superior, com campus espalhados não só em Manaus, mas em diferentes municípios do Amazonas, ampliando o acesso à educação.
A universidade também se destaca em rankings nacionais, aparecendo entre as melhores do Norte segundo o Times Higher Education (THE). No quesito internacionalização, a instituição está entre as 70 melhores do Ranking Universitário da Folha (sua posição geral é 106º lugar).
O curso de Direito já recebeu avaliação máxima em rankings especializados, e áreas como Engenharia de Produção e Saúde também são bastante reconhecidas. Hoje, a UEA cumpre um papel fundamental na região ao formar profissionais em localidades de difícil acesso, alinhando ensino à realidade amazônica.
UNIP Manaus
No âmbito das instituições de ensino superior privado, a UNIP de Manaus se destaca como a principal do Amazonas, com uma grande oferta de cursos de graduação presenciais, híbridos e remotos. No Ranking Folha Universitário 2024, se destacou na 80ª posição, comprovando a sua relevância no cenário nacional.
Em 2025, a UNIP reunia mais de 300 mil alunos matriculados na Graduação Tradicional e Tecnológica, nas modalidades presencial e à distância.
O campus também disponibiliza programas de pós-graduação, que permitem ao estudante aprofundar seus conhecimentos tanto no campo acadêmico quanto em áreas voltadas para o mercado de trabalho.
Saiba mais: Conheça as melhores universidades de Goiás
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Fundada em 1957, a UFPA é a maior universidade da Amazônia e uma das mais importantes do país. Em 2024, ficou em 31º lugar no Ranking Universitário da Folha (RUF), a melhor posição entre todas as universidades da região Norte.
A universidade também aparece no QS Latin America University Rankings e no Times Higher Education (THE), que a reconhecem como uma das principais da América Latina.
A UFPA é referência em pesquisas ligadas à Amazônia, abrangendo temas como biodiversidade, mudanças climáticas, saúde pública e arqueologia.

Além disso, oferece mais de 150 cursos de graduação, dezenas de mestrados e doutorados, com destaque para Medicina, Engenharia Elétrica, Direito, Ciências Biológicas e Ciências Sociais. Sua atuação vai além de Belém, com campus no interior que contribuem para o desenvolvimento regional.
Sincronizada com as tendências do mercado, a universidade anunciou que em 2026 vai começar a oferecer um curso de graduação em Inteligência Artificial, com 30 vagas em regime presencial.
Centro Universitário FAMETRO
Com sede em Manaus, a universidade teve nota 4 no IGC 2023 do Ministério da Educação. No Ranking da Folha de S. Paulo, aparece em boa posição nacional com o curso de Pedagogia (50º lugar geral).
Começou suas atividades em 2002, com cursos de Administração e Turismo. Em 2011, o centro universitário começou a operar com cursos de educação à distância, e expandiu bastante a oferta depois da pandemia de Covid-19.
Universidade da Amazônia (UNAMA)
A Universidade da Amazônia (UNAMA), fundada em 1987, é uma das instituições privadas de ensino superior mais importantes da região Norte do Brasil.
Integrando o Grupo Ser Educacional, a UNAMA expandiu suas atividades para além do estado do Pará, com campi também instalados em outras localidades dos estados do Norte e Nordeste, o que deixa clara sua estratégia de crescimento e compromisso com a democratização do acesso à educação superior.
Com sede em Belém, a UNAMA foi pioneira ao se tornar a primeira universidade privada da região Norte, marcando um importante avanço na oferta de ensino superior qualificado em um território historicamente mais dependente das instituições públicas.
Sua estrutura acadêmica é diversificada, com uma grande oferta de cursos em áreas como saúde, humanas, exatas, engenharias, negócios e tecnologia, tanto na modalidade presencial como a distância (EaD).