No Dia do Profissional de Marketing, conheça algumas competências que são essenciais para atuar nesse ramo. Assim, se quer se inserir ou se destacar nele, sabe como direcionar seus esforços de desenvolvimento.
O conteúdo é baseado em um estudo do site especializado em carreira The Muse, que conversou com profissionais experientes de marketing e relações públicas para entender as habilidades mais essenciais atualmente. Confira!
4 habilidades para profissionais de Marketing desenvolverem
#1 Habilidades de comunicação
“Enquanto as mais recentes ferramentas e gadgets tecnológicos são úteis, o que mais importa é a mensagem”, diz Paolina Milana, Estrategista de Marketing de Conteúdo e Engajamento de Audiência da YP.
#2 Conhecimentos aprofundados sobre branding
“Branding essencialmente se resume a como você faz as pessoas pensarem e se sentirem em relação à sua companhia”, explica Elliott Bell, Diretor de Marketing do The Muse.
#3 Estratégias específicas de vendas
De acordo com o site, o profissional de marketing precisa entender como influenciar pessoas, vender uma mensagem como um produto e se sentir confortável em abordar potenciais parceiros.
“‘Marketeiros’ se comunicam como em um mundo ideal em que todo mundo ama o que eles têm a dizer. Na realidade, a maior parte das pessoas é muito ocupada ou não se importa sobre o que você tem a dizer”, afirma Bell, que começou a carreira em vendas e acredita que foi “a melhor coisa” que fez para se destacar atuando no marketing.
#4 Habilidade de se conectar
“Quanto maior (e mais forte) for sua rede, mais fácil será para formar parcerias e conseguir que as pessoas espalhem sua mensagem”, resume a plataforma.
Baixe nosso e-book gratuito “O Guia Definitivo Para Iniciar Sua Carreira em Marketing”
Recursos valiosos para se desenvolver nos 4 pontos
O site especializado em carreira e desenvolvimento lista ferramentas indicadas pelos profissionais consultados.
Livros para ler:
- Personality Not Icluded, de Rohit Bhargava
- Lovemarks: the Future Beyond Brands, de Alan g. Lafley e Kevin Roberts
- Get Content Get Customers, de Joe Pulizzi
- The Truth About Search Engine Optimization
- PR 2.0, de Deirdre K. Breakenridge
- Content Rules, de Ann Handley e C. C. Chapman
- Engage!, de Brian Solis
- Purple Cow, de Seth Godin
- Social Marketing to the Business Customer, de Paul Gillin e Eric Schwartzman
Portais para acompanhar:
Especialistas para seguir:
- Ann Hadley
- Brian Solis
- Clara Shih
- Claire Diaz-Ortiz
- Olivier Blanchard
- Mark Ragan
- PR News