Quando a seleção brasileira de futebol estrear na Copa do Mundo nesta semana, todos os olhares estarão voltados para o campo de jogo e, mais precisamente, para os jogadores da Canarinho.
Para aqueles e aquelas que já sonharam em participar de um grande evento como esse, porém, uma questão comum sempre vem à mente: “E se eu pudesse atuar em uma Copa do Mundo pelo Brasil?”
Embora esse pareça um sonho distante para aqueles que já são adultos, fazem faculdade e trabalham longe dos gramados, a grande verdade é que o futebol vem abrindo as portas para profissionais dos mais diversos ramos.
Para dar visibilidade sobre esse cenário e suas possibilidades de carreira, a Fundação Estudar lança, nesta terça-feira (22) o primeiro episódio de uma série de entrevistas com profissionais que atuam nos bastidores do futebol em empresas próprias e nos principais clubes do Brasil.
Em episódios semanais transmitidos pelo YouTube, “Fora de Campo: Futebol Na Prática” vai abordar carreiras em alta no segmento. Nos bate-papos, especialistas em saúde, relacionamento com torcidas, marketing e análise de desempenho se juntam a conselheiros e empreendedores para desmistificar o dia a dia no setor futebolístico.
A ideia, segundo a Fundação Estudar, é mostrar o potencial de oportunidades para jovens profissionais e investidores. De acordo com a consultoria Sports Value, empresas brasileiras abocanham apenas 2% dos 300 bilhões de dólares movimentados pelo futebol no mundo – mesmo com um público consumidor de 160 milhões de pessoas.
“Nós temos convicção da importância cultural, política e econômica do futebol para os brasileiros e sabemos que essa paixão nunca deixa de acompanhar os sonhos profissionais dos nossos jovens”, explica Anna Valenzuela, Head de Produto e Inovação da Fundação Estudar. “E, durante a Copa do Mundo, nada mais justo do que mostrarmos para o nosso público, que está em fase de decidir carreira, como o futebol pode ser uma escolha profissional fora de campo também.”
Carreira no marketing abre sequência de bate-papos
No primeiro episódio da série, o conselheiro consultivo do Cruzeiro Esporte Clube, Ricardo Dias, explica o papel do Marketing Esportivo nas tomadas de decisões dos clubes e evidencia as transformações que as Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) devem trazer para o futebol brasileiro.
Ricardo Dias, que atua no ramo há décadas, é formado em marketing e negócios internacionais pela Universidade de Indiana e já foi conselheiro da Valemobi e da Petz. Hoje, além de atuar como conselheiro e auxiliar Ronaldo “Fenômeno”, ele toca a Adventures – empresa da qual é co-fundador.
Profissionais que atuam em nichos fora do futebol e estudantes de graduação e pós-graduação podem se beneficiar das discussões. Isso porque, além de debater temas importantes do marketing, o bate papo acontece de forma contextualizada e simplificada para que pessoas em diversas fases da carreira sejam contempladas.
Como assistir aos episódios?
Para assistir à série “Fora de Campo”, os interessados podem ativar as notificações no canal do Na Prática e acompanhar as redes sociais da Fundação Estudar.
Após a entrevista de Ricardo Dias, os espectadores ainda vão acompanhar:
Eduardo David: Relacionamento com Torcidas e Responsabilidade Social
Bruna Bosco: Saúde e Medicina no Futebol
Julia Vergueiro: Empreendedorismo e Futebol feminino
Thiago Silveira: Análise de dados e performance para clubes e apostadores
Clique no vídeo para acionar as notificações:
Como assistir aos episódios?
Para assistir à série “Fora de Campo”, os interessados podem ativar as notificações no canal do Na Prática e acompanhar as redes sociais da Fundação Estudar.
Após a entrevista de Ricardo Dias, os espectadores ainda vão acompanhar:
Eduardo David: Relacionamento com Torcidas e Responsabilidade Social
Bruna Bosco: Saúde e Medicina no Futebol
Julia Vergueiro: Empreendedorismo e Futebol feminino
Thiago Silveira: Análise de dados e performance para clubes e apostadores