Em um outro texto, apresentamos algumas ferramentas que podem te ajudar a gerar novas ideias, como o funil de ideias e o scamper. No entanto, não é novidade para ninguém que muitas (ótimas) ideias acabam jamais se tornando algo concreto (seja um projeto, uma atitude ou até mesmo a próxima Apple ou Google) simplesmente por falta de organização.
Conseguir transportar uma ideia do plano abstrato para o mundo real exige bastante disciplina e esforço. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem te ajudar a organizar todas as suas ideias. Se você é do tipo que tem uma ideia atrás da outras, os aplicativos a seguir vão garantir que nada seja perdido:
1. Evernote
O que é: plataforma para anotações
Por que usar: é um dos melhores aplicativos para registrar e organizar anotações, rascunhos de textos e todas aquelas ideias soltas que vêm repentinamente à cabeça e não podem ser esquecidas. Permite sincronização entre diversos dispositivos, como smartphone, tablet e desktop. A sensação é de sempre ter um bloquinho à mão, mas dessa vez sem correr o risco de os papeis se perderem.
Preço: gratuito na versão básica, e até $49 para a completa
2. Trello
O que é: interface para organizar ideias visualmente
Por que usar: permite que você gerencie projetos e tarefas online. Funciona como um mural, com colunas personalizáveis indicando o estágio do projeto e entre as quais você poderá acrescentar e mover novas ideias, atividades e arquivos. Pode ser uma excelente ferramenta para acompanhar o andamento de suas ideias, separando aquelas que já foram testadas e validadas.
Preço: gratuito na versão básica, e até $20 para a completa
Leia também: Seis ideias de negócio produtoras
3. MindMeister
O que é: software para desenhar mapas mentais
O que faz: os mapas mentais mostram a hierarquia de idéias, a relação entre tópicos e permitem que você veja “o todo” em um piscar de olhos. Podem ser usados para um milhão de coisas diferentes – aumentar sua capacidade de aprendizado, estruturar dados, praticar brainstorm com colegas, criar planejamentos para os seus negócios ou para as suas férias.
Preço: gratuito
4. Pinterest
O que é: rede social de compartilhamento de fotos
O que faz: funciona como um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de hobbies, roupas, lugares, etc. Pode ser uma ótima ferramente para organizar um mood board estético de suas ideias.
Preço: gratuito
5. Diigo
O que é: gerenciador de favoritos na nuvem
O que faz: permite adicionar e pesquisar bookmarks por toda a internet. Viu algo que gostou? Marque do Diigo e volte a essa referência facilmente. Compatível com qualquer navegador, ele não guarda só as páginas preferidas: também faz o mesmo com imagens e documentos além de adicionar marcações e anotações aos sites favoritados.
Preço: gratuito na versão básica, e até $59 na completa
6. Venngage
O que faz: oferece diversos modelos de template para personalizar. Crie mapas mentais incríveis e outros elementos visuais como infográficos, currículos e apresentações profissionais sem conhecer de design ou gastar horas.
Preço: gratuito na versão básica, plano específicos para ONGs e Educação, além de planos empresariais e na versão premium