Um dado é constante segundo as mais diversas fontes: há escassez de mão-de-obra qualificada em tecnologia, pelo menos com as especificações que o mercado busca. Enquanto a demanda por esses profissionais deva ficar em 70 mil ao ano, as universidades só formam cerca de 45 mil pessoas no mesmo período, por exemplo. O dado foi divulgado por Sérgio Paulo Gallindo, presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Com objetivo de universalizar a formação na área de programação – cujos profissionais figuram na lista dos mais buscados de 2019, segundo a empresa de recrutamento Page Personnel -, a startup de educação aberta em tecnologia da informação (TI) Digital Innovation One disponibilizou cerca de 100 mil vagas gratuitas em diversos cursos. A iniciativa é uma parceria com o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de SP (SEPROSP).
A plataforma, que conta com 50 mil estudantes, é utilizada por empresas para recrutar profissionais especializados e também conta com mais de 120 instituições de ensino que estimulam a participação de seus alunos nos cursos disponibilizados. As ferramentas não são destinadas apenas a estudantes, mas também para profissionais que querem acelerar a carreira ou mudar o campo de atuação.
Como funcionam as bolsas da Digital Innovation One
As bolsas já estão disponíveis e não há processo seletivo, basta se cadastrar no site. Todos os cursos são online e produzidos por experts da comunidade da Digital Innovation One.