Uma situação comum é imaginar que lidar com os problemas de carreira precisa ser, necessariamente, um trabalho individual – exatamente por ser tão pessoal e específico. Na realidade, conectar-se com pessoas pode te ajudar a se preparar para decisões, movimentos e ações profissionais – isso, em qualquer fase em que você esteja.
Manter relacionamentos com quem pode te acrescentar conhecimento é tão poderoso que, segundo a executiva de Wall Street Carla Harris, configura um dos principais segredos para crescer e obter sucesso na profissão. Em seu TED Talk, ela explica como conseguir uma espécie de “patrocinador”, alguém que possa dar conselhos e que vá espalhar seu nome em reuniões e encontros em que você (ainda) não está.
Job shadowing: como ser a “sombra” de um profissional pode ajudar sua carreira
Com quem falar sobre carreira no início dela
Em artigo no site Career Builder, a escritora Deanne Hartley destaca algumas conversas que podem ser benéficas, principalmente para quem está no início da vida profissional.
#1 Com seus pais
Ache um tempo livre de distrações para falar sobre sua carreira com seus pais. Dessa forma, fica mais aberto para fazer perguntas e entender a perspectiva delas.
Faça perguntas como:
- “Como você encontrou uma carreira pela qual era apaixonado?”
- “Quais os primeiros passos que você deu para que isso acontecesse?”
- “O que te inspirou a ser um X?”
- “O que faz você se sentir realizado em seu trabalho?”
Se quiser e puder, dê um passo além e peça para segui-los no trabalho, para acompanhar sua rotina.
#2 Com coordenadores e orientadores
Professores que ocupam esse tipo de cargo costumam ter bastante bagagem profissional e experiência em aconselhar. O fato de terem conhecimento do seu mercado, em específico, aumenta as chances de que consigam oferecer conselhos realistas e práticos. Marque conversas e fale sobre suas aspirações, desafios, frustrações, dúvidas, etc.
#3 Com professores
Poucas pessoas sabem seus pontos fortes e fracos, sua aptidão e potencial, como seus professores. Na verdade, muitos profissionais de sucesso consideram parte importante da jornada ter tido professores que os incentivaram e orientaram.
Em vez de pegar alguns minutos entre uma aula e outra, tente marcar um horário para conversar mais profundamente.
Faça perguntas como:
“Quais são algumas opções de carreira dadas as minhas áreas de interesse?”
“Como é a mobilidade na nossa área?”
“Quais cursos, de faculdade ou extras, podem me ajudar a crescer?”
#4 Com colegas
Torne uma prioridade criar ou aumentar sua rede de contatos conectando-se com outros alunos e ex-alunos. Mesmo que eles não estejam se direcionando para o mesmo caminho de carreira, eles podem oferecer conselhos e uma visão externa, ampla de desconectada, muito benéfica na hora de tomar decisões.
Faça perguntas como:
“Como você identificou algo pelo qual é apaixonado?”
“Como você foi filtrando entre as possibilidades de carreira?”
“Por que você decidiu pela profissão (ou área) x e não y?”
“Quais medidas toma para alcançar sucesso a longo prazo?”