Foto por Alex Andrews

Ao se deparar com um conjunto de soft skills, você provavelmente já ouviu dizer que é importante ser assertivo. Mas o que é, de fato, a assertividade? Podemos pensar num comportamento assertivo como a capacidade de a pessoa expressar suas preferências, necessidades e até emoções de modo firme. Ou seja: alguém assertivo consegue dizer o que precisa, sem hostilidade ou risco de ser mal interpretado.

Mas, como isso pode ser aplicado ao trabalho? E quais são os benefícios de uma comunicação assertiva para a carreira? É sobre isso que falaremos a seguir!

Comunicação assertiva: o poder do diálogo

Um diálogo respeitoso, objetivo e que traga informações essenciais é a base de uma comunicação assertiva. Tal capacidade está diretamente relacionada com a inteligência emocional e é encarada como uma característica que os profissionais de sucesso têm. 

O relacionamento interpessoal assertivo é também dinâmico e funcional: diz o que precisa ser dito, a partir de um objetivo bem delineado. Agora, para citar um exemplo do mundo corporativo, quem trabalha em agência de relações públicas ou em redação jornalística já deve ter ouvido um desabafo clássico: “somos uma empresa de comunicação que não se comunica”. A assertividade na fala não é uma busca (e necessidade) só das organizações da área. Um profissional que se comunica assertivamente evita ruídos e tem uma curva de aprendizagem melhor, inclusive podendo obter e demostrar bons resultados. O poder do diálogo está na clareza das informações, numa expressão que é verbal e não-verbal e que pode, inclusive, reverberar positivamente na vida pessoal.

Assertividade, segundo pesquisas

 Um estudo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental Cognitiva aponta a relevância do ensino de comportamento assertivo, principalmente durante a infância, pois ele está relacionado a iniciação e manutenção de relacionamentos sociais e até mesmo melhor desempenho escolar. Os autores evidenciaram a relação entre assertividade e saúde mental.

Recentemente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou o relatório final de uma pesquisa sobre competências socioemocionais, que o Brasil integrou pela primeira vez. Os analistas relacionaram contexto econômico, social e cultural a competências como criatividade, curiosidade e assertividade. Eles perceberam que os alunos com menos acesso à educação e com um pior contexto socioeconômico tiveram níveis mais baixos de todas essas habilidades, na comparação com os mais favorecidos. Assim como outras soft skills, portanto, é interessante perceber que assertividade tem um panorama social – e produz efeitos desde a infância.

Dicas para ter assertividade no trabalho

Uma das principais características da assertividade reside entre a escuta ativa e o entendimento de qual é hora certa de se posicionar. Prestar verdadeiramente atenção ao outro, demonstrando franco interesse pelo que é dito dá chance para que a comunicação possa fluir melhor. Exercitar a empatia também é fundamental.

E, para incrementar a própria fala, é preciso ampliar o repertório, por meio de cursos, imersões, mentorias e outros tipos de capacitação. Já para as lideranças, a assertividade é trabalhada principalmente na aplicação respeitosa de feedbacks (e também na recepção deles, sabendo ouvir críticas). 

 

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