A empresa de tecnologia Mozilla, responsável pelo popular navegador de internet Mozilla Firefox, está com inscrições abertas para a edição 2019/2020 de seu programa de bolsas para projetos, o Mozilla Fellowship. Voltado para pessoas que atuem para tornar a internet mais aberta e inclusiva, aceita candidaturas de todos os lugares do mundo até 8 de abril (garanta sua participação por aqui).
Inclui-se no campo de trabalhos abarcados pela iniciativa, por exemplo, projetos e profissionais que se dediquem a impedir a disseminação de desinformação, garantir controle dos dados pelos usuários ou a responsabilidade acerca do uso de inteligência artificial.
Selecionados têm acesso a recursos, ferramentas, rede e divulgação de seus projetos. Durante o programa, os Fellows são incentivados a utilizar seu conjuntos de habilidades – em tecnologia, ativismo, ciência e política – para desenhar produtos, executar campanhas, influenciar políticas e ajudar a lançar bases para melhorar a relação dos usuários e ambiente da internet.
Leia também: O que entrava a inovação no Brasil? Veja o que pensa Ronaldo Lemos, um dos criadores do Marco Civil da Internet
Perfis procurados pelo programa Mozilla Fellowship
Ativistas da web
Pessoas que trabalham no campo da tecnologia com foco no interesse público, defendendo questões como privacidade, segurança, ética na tomada de decisões e inclusão.
Cientistas e pesquisadores
Pessoas que fomentem práticas e princípios de código aberto em pesquisa científica. Selecionados podem trabalhar nas ciências naturais, ciências formais e aplicadas, ou humanidades, ciências sociais, biblioteconomia e ciências da informação.
Profissionais de políticas da tecnologia
Pessoas que estudam a interação de tecnologia e políticas públicas e criam soluções legais, acadêmicas e governamentais.
Como participar
A aplicação para o programa Mozilla Fellowship se divide em duas etapas. Primeiro, o envio de uma carta de intenção. Todo o processo precisa ser realizado pelo portal Fluxx, da Mozilla, até 8 de abril, em inglês.
Quem for selecionado para a segunda etapa receberá um e-mail da organização até 18 de abril, quando será convidado para a segunda parte, um cadastro completo a ser enviado até 6 de maio. Ainda há a possibilidade do candidato ser chamado para uma entrevista.