Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado de forma acelerada, transformando não apenas a forma como nos comunicamos e consumimos informações, mas também o mercado de trabalho. Ao lembrarmos de profissões extintas hoje em dia, notamos o impacto significativo em áreas que, no passado, eram comuns e essenciais.
Abaixo, elencamos as principais profissões extintas graças ao impacto da tecnologia nas nossas vidas.
6 profissões extintas pela tecnologia
Ator e atriz de rádio
Na década de 1930 e 1940, os atores e atrizes de rádio brilhavam com suas vozes e encantavam lares de todo o mundo. No entanto, com o início do reinado da televisão, a atuação em rádio tornou-se obsoleta. Hoje, com o surgimento de plataformas de streaming e podcasts, praticamente não se ouve mais ninguém comentar sobre rádio-novelas ou programas especiais para rádio, cujo foco principal agora é a atualização de notícias e o trânsito nas estradas.
Lanterninha de Cinema
Quem nunca teve que acender a lanterna do celular ao entrar na sala de cinema? Antigamente, durante a popularização do cinema, no final do século XIX e início do século XX, esse trabalho era realizado por um profissional que carinhosamente ganhou o apelido de “lanterninha de cinema”. Ele ajudava a platea a encontrar os seus assentos, mas, com a melhoria na sinalização das salas e, claro, com a presença constante dos celulares, essa função foi desaparecendo e se tornou uma das profissões extintas no meio do entretenimento.
Veja também: 7 carreiras no cinema para quem se inspirou na vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro!
Leitero
Antigamente, as pessoas recebiam a caixa de leite em suas casas, até meados do século XX, quando os supermercados começaram a dominar o mercado. Hoje, a entrega pode ser feita em casa, mas é requisitada por meio de aplicativos no celular.
Datilográfo
O profissional responsável por escrever textos, cartas e documentos na máquina de escrever se tornou uma das profissões extintas devido à popularização dos computadores. As pesadas máquinas de datilografia foram substituídas por dispositivos mais leves, que fazem menos barulho e são mais rápidos e confortáveis de usar.
Telefonista
Antigamente, para telefonar para alguém, era necessário um intermediário que conectasse as duas chamadas distantes: o telefonista. Em um mundo que até mesmo o telefone fixo está desaparecendo, o telefonista se tornou uma profissão extinta, pois as chamadas são conectadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.
Leia também e fique atento: as profissões do futuro para conhecer hoje!
Operador de Mimeógrafo
Nas escolas, o cheiro forte do mimeógrafo era inconfundível e servia para imprimir as provas dos alunos ou qualquer documento em pequena escala, até a chegada das impressoras modernas. Hoje, com dois toques no celular ou no computador, as cópias saem rapidamente da impressora, coloridas, preto e branco e sem nenhum cheiro forte.
Com a inteligência artificial avançando a passos largos, também é possível prever quais profissões serão extintas nos próximos anos. Segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial em parceria com o Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), algumas das funções mencionadas incluem caixa bancário, designer gráfico e oficial jurídico.