As ferramentas de qualidade ajudam gestores todos os dias nas grande empresas. Mas e o que elas podem fazer pelas pessoas em seus desafios pessoais?
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Quer saber mais sobre o assunto? O Na Prática separou um conteúdo para te ajudar a entender o conceito e vai te mostrar as 7 principais ferramentas.
Confira!
Você vai ler:
- O que é uma ferramenta de qualidade?
- Ciclo PDCA
- Diagrama de Pareto
- Diagrama de Ishikawa
- Carta de Controle
- Fluxograma de processos
O que é uma ferramenta de qualidade?
Em linhas gerais, as ferramentas de qualidade são um conjunto de métodos que as indústrias utilizam para definir, medir, analisar e resolver problemas.
Basicamente, os gestores de qualidade as utilizam quando compreendem que há algo a ser melhorado em um processo ligado diretamente a resultados.
Em outro ponto, as técnicas visam resolver problemas de forma assertiva e direta. Ou seja, elas ajudam a entender onde focar mais esforços e como gastar menos energia para chegar nos objetivos.
Ao contrário do que se imagina, as ferramentas podem ser facilmente adaptáveis à vida diária (não somente nas empresas) quando existem problemas para alcançar objetivos.
Portanto, compreenda desta maneira: sempre que houver um processo estabelecido, em qualquer ambiente, é possível aplicar uma ferramenta de qualidade.
A seguir, conheça as 7 principais ferramentas de qualidade:
#1. Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA é uma ferramenta utilizada em uma série de indústrias e que serve para resolver problemas com base um processos periódicos.
Originalmente, o método tem relação com a obra do filósofo René Descartes, Discurso do Método, de 1637, que buscava uma forma de condução científica do pensamento humano para encontrar a verdade.
Na teoria, era isso. Na prática, a ferramenta de qualidade foi reduzida a um processo em quatro partes que se resume na sigla PDCA, em que:
P = Plan (Planejar)
D = Do (Executar)
C = Check (Verificar)
A = Act (Agir)
Confira no vídeo abaixo como utilizar o método:
#2. Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto é uma ferramenta de qualidade voltada para ajudar as pessoas a priorizar seus esforços.
Em outras palavras, ela ajuda as pessoas a identificarem quais são as causas mais abundantes dos seus problemas ou acertos.
Com ela, você lista todas as causas relacionadas ao seu resultado (bom ou ruim) e analisa qual destas causas mais impactou o resultado.
Na prática, o diagrama é baseado em um estudo que mostra que, na maioria das vezes, a grande parte do resultado (80% dele) está relacionado a à menor parte das causas (20% delas).
Clique aqui e acesse o Guia do Na Prática sobre Diagrama de Pareto e aprenda a utilizar essa ferramenta de qualidade
#3. Diagrama de Ishikawa
Um passo anterior à priorização talvez seja a definição dos problemas (ou causas) que geram determinado efeito.
Foi pensando nisso que o engenheiro químico Kaoru Ishikawa criou, em 1943, um método que mais tarde também seria chamado de Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe.
Nele, as pessoas analisam os processos que conduzem a equipe ao resultado e determinam possíveis problemas em 6 diferentes frentes: Método, Mão de Obra, Material, Medição, Meio Ambiente e Máquina.
Trata-se de uma análise inicial que pode permitir aos membros da equipe compreenderem o que é mais e o que é menos impactante para o resultado final.
Basta que você questione da seguinte maneira: quais pontos relacionados ao método de trabalho são potenciais causas? E quais problemas na mão de obra são potenciais causas? E assim por diante, até esgotar as frentes.
#4. Carta de Controle
A carta de controle é uma ferramenta de qualidade que serve para analisar os processos enquanto eles já estão em curso.
Fundamentalmente, ela ajuda os gestores a verificar se houve falhas em diferentes processos e avaliar, no fim, se essas falhas foram além ou abaixo do aceitável.
A metodologia diz que os gestores precisam determinar previamente esses limites que vão do melhor cenário (com falhas quase zeradas), passando pelo cenário regular (com falhas controláveis), e finalizando no ponto limite (quando as falhas comprometem a qualidade dos produtos e serviços de modo perigoso).
Cada organização e cada equipe precisam determinar esses limites com base em suas realidades.
O controle pode ser muito útil para equipes e pessoas que controlam diversos processos ao mesmo tempo e que acontecem em grande volume. No fim, pode ajudar a priorizar melhorias.
Produtividade: tudo que você precisa saber para se tornar mais produtivo
#5. Fluxograma de processos para ferramentas de qualidade
Seguindo com as ferramentas de qualidade, chegamos ao Fluxograma. Aqui, a ideia é criar um desenho do processo que permite à equipe chegar a um resultado.
A ideia é que todas as pessoas envolvidas no processo tenham uma visão clara sobre cada uma de suas etapas.
Assim, é possível avaliar onde há falhas, onde cabem melhorias e é possível até redesenhar todo o processo.
No fim as contas, o fluxograma é uma das ferramentas de qualidade que pode ser considerada base entre todas as outras. Isso porque sem conhecer o processo é impossível melhorar.