Encontrar o primeiro emprego, começar a pagar as contas e fazer planos é tudo que a maioria das pessoas quer ao entrar para a vida adulta. Porque, convenhamos, é muito bom não ter que responder a ninguém sobre as nossas decisões na vida.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Mas, com esse poder, vêm também as responsabilidades – já diria Peter Paker. E acredite: organizar a vida financeira e se tornar independente é extremamente difícil e doloroso. Ninguém precisa se sentir mal por isso, mas, é claro, precisamos colocar o pé no chão, respirar fundo e se organizar.
Felizmente, vivemos uma época onde a tecnologia nos permite uma série de facilidades. E quando o assunto é planejamento financeiro, não é diferente. Algumas empresas, inclusive, disponibilizam aplicativos dedicados exatamente para isso.
O Na Prática analisou 5 apps de organização financeira e trazemos a seguir o que descobrimos sobre cada um deles. Confira!
5 apps para organizar a vida financeira
#1. Mobills
Custo: Tem versão gratuita e premium, mas é possível utilizar a versão paga por 7 dias gratuitamente.
Interface/Usabilidade: O app orienta o usuário no processo de cadastro e utilização das ferramentas, conforme o perfil e as necessidades de cada pessoa.
Ferramentas: O planejamento financeiro limitado no plano gratuito. Ou seja: você pode planejar apenas alguns meses como teste. Na opção gratuita, porém, é possível cadastrar receitas e despesas e computar transações para gerar um balanço do dinheiro mensal. Também é possível cadastrar diferentes contas e categorizar os gastos para fazer a análise de como eles impactam o orçamento
Segurança das informações: Para se cadastrar, é preciso fornecer dados como CPF, CEP, data de nascimento.
#2. Planilhas Google
Custo: gratuito.
Interface/Usabildiade: As planilhas de orçamento do Google têm guias que indicam a maneira correta de usar suas funcionalidades. Como as planilhas são montadas com base em fórmulas, é preciso seguir as orientações porque os cálculos podem ter erro caso contrário.
Ferramentas: O Planilhas Google permite ao usuário destacar os principais gastos do mês e as fontes de receita e também indica o balanço financeiro previsto e executado. Lá, também é possível incluir as transações feitas pelo usuário, mas tudo de forma manual e não automática.
Segurança das informações: Os dados estão atrelados à conta Google e, portanto, só podem ser compartilhados se o houver permissão por parte do usuário.
#3. Minhas despesas
Custo: 15 dias de teste e licença 19,90 sem mensalidades
Interface: Simples. Página inicial mostra as principais ferramentas do aplicativo e que precisam ser utilizadas.
Ferramentas: O aplicativo permite que você inclua orçamentos, inclua receitas e despesas e mostra gráficos e relatórios dos gastos mensais. Tudo pode ser acessado desde a página inicial, e há a opções de vincular contas e categorias de gastos e avaliar a evolução das despesas.
Segurança das informações: Os dados são atrelados à conta Google e os dados acessados pelo aplicativo são somente os que o o usuário permitir e que tiverem relação com os dados descritos nas ferramentas.
#4. Organizze
Custo: gratuito por 33 dias
Interface: Intuitivo e orienta o usuário com muita facilidade e clareza. Pode ser acessado pelo celular e pelo computador.
Ferramentas: O aplicativo orienta o usuário em toda a jornada de orgnaização, permtindo que você defina objetivos, cadastre suas contas bancárias, os cartões de crédito, a renda, as despesas e as transações mensais.
Segurança das informações: Não pede informações pessoais de dcoumentos, mas o cadastro é feito com a conta google
#5. Guiabolso
Custo: Gratuito
Interface: Intuitivo e responde a questões de segurança de forma eficiente para auxiliar na jornada de planejamento.
Ferramentas: Sincroniza os bancos utilizados pela pessoas, permite planejamento financeiro, definição de categoria de gastos, computação de despesas e receitas e guias didáticos sobre finanças, investimentos. é possível definir metas e monitorar a situação do CPF para eventuais análises de crédito.
Segurança das informações: Certificados de segurança utilizados por bancos.