Durante a pandemia de Covid-19, cerca de 82% das empresas brasileiras mudaramos benefícios oferecidos a funcionários com o intuito de reter seus talentos, informa pesquisa publicada neste mês pela consultoria especializada em recursos humanos Robert Half.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
De acordo com os entrevistados pela organização, houve trocas, remoções e até criações de novos benefícios nos pacotes oferecidos. Dentre as opções mais disponibilizadas, o trabalho remoto e possibilidade de atuar com horários flexíveis foram campeões na visão dos empregados.
Segundo a Roberta Half, itens como subsídios para montar home office (equipamentos, internet, conta de luz) e apoio psicológico também se tornaram comuns nos acordos de contratação.
“A pandemia impactou a forma como o mercado de trabalho funciona e, consequentemente, modificou a perspectiva dos profissionais em relação aos benefícios oferecidos pela empresas”, explica a empresa no resumo do estudo realizado entre junho e julho do ano passado.
Nesse aspecto, a entrevista ouviu os empregados, que apontaram os seguintes benefícios como sendo os que fazem a maior diferença no dia a dia:
- Assistência médica
- Vale-alimentação
- Vale-refeição
- Previdência privada
- Notebook
Enquanto que, na realidade, os mais oferecidos pelas empresas são:
- Assistência médica
- Assistência odontológica
- Notebook
- Vale refeição
- Estacionamento
Leia também: CLT ou PJ? Entenda as diferenças e vantagens dos regimes
Trabalho remoto não é visto como benefício
Apesar de o trabalho remoto ter sido apontado como um dos benefícios mais comuns no contexto da pandemia, 76% dos profissionais ouvidos pela Robert Half em seu levantamento não veem a modalidade como um benefício.
Cerca de 8 a cada 10 pessoas ouvidas pela empresa disseram que o trabalho remoto é na verdade um modelo de trabalho, e que não deveria ser vendido como um benefício.
De toda forma, 64% dos entrevistados acreditam que as empresas fizeram uma boa gestão dos benefícios durante a pandemia ainda que mais de 90% deles quisessem ter a opção de montar seu pacote de benefícios.