• Home
  • >
  • Mercado
  • >
  • Volta ao trabalho presencial tem tido impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores, diz pesquisa

Volta ao trabalho presencial tem tido impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores, diz pesquisa

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em várias partes do mundo, as empresas começam a chamar seus funcionários de volta aos escritórios. Era um movimento esperado, já que a contaminação tem diminuído, mas o cenário tem mexido com o emocional dos funcionários.

Dados de uma pesquisa publicada no início de 2022 pela consultoria McKinsey mostram que o retorno ao trabalho presencial impactou negativamente a saúde mental de um terço das pessoas.

“Como uma força de trabalho que já sofre os efeitos do crescimento do sofrimento mental durante a pandemia, passa a existir um novo risco para milhões de pessoas que devem encontrar uma nova onda de estresse e ansiedade na volta ao escritório”, diz a McKinsey em artigo.

Nesse cenário, menos de 1 a cada 10 pessoas é capaz de descrever seu local de trabalho como livre de estigmas associados a desordens mentais – fato que leva muitos a evitar a busca por cuidado médico.

Leia também: Lifelong learning: conheça uma das habilidades mais relevantes nos próximos 5 anos

Segurança e flexibilidade podem ajudar a reduzir estresse

A pesquisa do McKinsey concluiu, a partir da análise das respostas dos funcionários entrevistados, que a questão da saúde mental deve estar no centro dos planos de retorno de todas as empresas.

Para os trabalhadores ouvidos, a volta ao trabalho pode ser menos estressante quando há flexibilidade por parte dos empregadores em tornar o retorno mais gradativo. Sobre isso, eles também disseram que a garantia de segurança em relação à transmissão de Covid-19 também está no topo das preocupações dos empregados.

Os ouvidos na pesquisa disseram que algo positivo para reduzir o impacto do retorno seria a autonomia para determinar quando e onde o trabalho seria feito.

Desse grupo:

  • 60% acredita que agendas flexíveis podem reduzir estresse;
  • 57% acredita que modelos híbridos de trabalho podem reduzir o estresse;

Leia ainda: Bem-estar emocional e social da geração Z é menor que o das anteriores, diz McKinsey

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!