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Como vender qualquer ideia antes de uma apresentação e aumentar as chances de sucesso

como vender qualquer ideia antes de uma apresentação

Os apresentadores mais persuasivos sabem que é importante vender a ideia antes de qualquer reunião. É o que diz Tim Calkins, professor universitário da Kellogg School of Management, a escola de negócios da Universidade Northwestern.

Em artigo no site Quartz, Tim, que é autor do livro “How to Wash a Chicken – Mastering the Business Presentation”, afirma que discutir o assunto com pessoas-chave antes da apresentação aumenta consideravelmente as chances de sucesso.

Seja ao apresentar um projeto de sua autora na empresa em que trabalha, falar sobre seu empreendimento para potenciais investidores, ou qualquer situação similar.

“[A pré-venda] significa que, no momento em que você fizer sua apresentação, já terá convencido as pessoas mais importantes da sala de que sua ideia tem mérito”, explica Tim.

Como vender qualquer ideia antes é o segredo

Segundo o especialista, há três principais benefícios da “pré-venda”.

Descobrir o que as pessoas acham

Se você souber que todos apoiam, você começará a reunião confiante de que as coisas estão indo bem. Se você sabe que alguém não está tão confiante assim, pode se preparar para suas perguntas. Se todos não concordarem com a recomendação, você pode até cancelar a reunião por completo até outro momento, pelo menos.

Melhorar a ideia

Em muitos casos, as pessoas com quem você conversar identificarão questões e lacunas importantes. Esse feedback é importante, pois vai lhe ajudar a melhorar a ideia, principalmente em questões que você não havia previsto.

Leia também: A ciência por trás do Brainstorming – e 5 passos para fazer uma reunião de inovação

Aumentar sua confiança

Uma das razões pelas quais as pessoas ficam nervosas ao apresentar é a incerteza. Pensamentos como  “Esta apresentação vai ocorrer bem?”, “Há grandes lacunas em minha análise?”, “As pessoas farão perguntas difíceis?” ocorrem com frequência. Deixar a mente vagar por esse caminho pode ser aterrorizante. Se você “pré-vender”, a incerteza será reduzida.

Dicas para a abordagem “pré-venda”

“É minha firme convicção que, se você se preparar bem, está quase garantido que as coisas correrão bem. A pré-venda é, provavelmente, a maneira mais importante de melhorar suas apresentações”, destaca o professor no artigo. Confira suas principais dicas para vender qualquer ideia antes da apresentação oficial.

#1 Encontre os principais players com antecedência

É interessante encontrar as pessoas envolvidas bem antes para a “pré-venda”. Agende um horário para revisar um rascunho do projeto, ao menos uma semana antes da reunião. Na melhor das hipóteses, você receberá sugestões e, então, precisará de tempo para trabalhar com elas. Se você se encontrar com alguém no dia anterior à reunião, não terá essa folga para desenvolver o trabalho.

Talvez você não consiga se reunir com todos, mas não tem problema. Se você conseguir abordar apenas alguns das peças-chave da reunião, já terá fortalecido sua posição.

#2 Leve uma versão rascunho (e deixe claro que não é a oficial)

Para a pré-venda, antes de tentar oficialmente vender qualquer ideia, leve uma versão do trabalho que seja claramente um rascunho. Tim recomenda nomear o arquivo algo como “Apresentação do novo produto – RASCUNHO”. Segundo ele, é importante que a palavra “rascunho” esteja já na página de rosto.

Ao fazer isso, demonstra que busca opiniões. Ser um rascunho “define o tom certo”, afirma o professor.

“Se você aparecer com a versão final de uma apresentação, toda a dinâmica da reunião será alterada”, acrescenta ele. Não parecerá que você está pedindo informações e sugestões, mas sim que já está tentando vender a ideia.

#3 Dê atenção ao feedback

Ouça atentamente as sugestões e não se esqueça de abordar os feedbacks na apresentação oficial.  Se alguém apontar um erro de digitação e você consertá-lo, você criou uma conexão positiva. “Você respeitou sua opinião e agiu de acordo com ela”, diz Tim.

Se você não consertá-lo, você manda um sinal muito diferente (e não muito positivo): que não importa ou que você não se importa. Isso não ajuda a melhorar sua posição.

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