Não importa seu setor, atividade, comunicação é uma necessidade para todos. Então, vale se esforçar para se comunicar da melhor forma, algo que envolve, além de melhoria de habilidades, saber adaptar a mensagem ao seu público-alvo, mas também entender seu próprio estilo de comunicação.
Mark Murphy, autor de best-sellers e CEO da empresa de consultoria e pesquisa Leadership IQ passou décadas pesquisando comunicação interpessoal. Suas descobertas dão conta de que existem quatro estilos fundamentais de comunicadores, de acordo com as preferências na hora de se expressar.
Não existe um perfil melhor do que o outro, segundo o especialista. Mas entender onde você se encaixa no espectro lhe ajuda a ter flexibilidade para se ajustar – e garantir uma comunicação mais efetiva com qualquer interlocutor.
Antes do teste, quais são esses estilos de comunicação?
O estilo de comunicação varia de pessoa para pessoas, mas, segundo a pesquisa de Murphy, estes são os principais:
#1. Comunicação Analítica: pessoas que falam a partir do que conhecem em termos de dados, números e estudos sobre o tema.
#2. Comunicação Intuitiva: pessoas que se comunicam com base no quadro geral daquilo que percebem e acreditam (normalmente pensam de maneira holística).
#3. Comunicação Funcional: pessoas que se expressam com base em processos, datas e cronogramas – de modo linear e concatenado.
#4. Comunicação Emocional: pessoas que se expressem com base no que sentem, normalmente com improviso e de maneira mais passional.