Num evento, tudo o que você precisa fazer é não se comportar como um chato. É assim que Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center, resume as preocupações básicas de quem deseja fazer contatos profissionais de forma eficaz em eventos.
Segundo ela, quem é bom em networking usa o encontro para transmitir sua personalidade, encantar as pessoas e memorizar nomes e detalhes sobre elas. São mestres, enfim, em formar vínculos subjetivos com os demais em pouco tempo. Não que isso seja fácil – principalmente numa situação formal como a de um evento profissional. “Até pessoas muito experientes às vezes ficam tímidas nessas ocasiões”, afirma Marie-Josette.
Como, então, adequar seu comportamento e usar a oportunidade para verdadeiramente ampliar sua rede? Um conceito básico, segundo a especialista, é o de que ninguém faz relacionamentos com empresas, mas com pessoas. “A conexão que você cria com elas permanecerá mesmo depois de elas passarem da empresa X para a Y”, explica Marie-Josette. A melhor postura é, portanto, enxergar o encontro profissional como uma oportunidade para criar laços pessoais com um outro indivíduo – ainda que o objetivo final do relacionamento esteja, de fato, ligado às carreiras de vocês dois.
Viagens, arte, culinária – a rigor, qualquer assunto pode ‘amaciar’ as conversas e dar liga ao networking. “Sem esses ingredientes, a conversa pode ficar horrorosamente árida”, comenta Marie-Josette. O importante, afinal, é criar uma ligação significativa com a outra pessoa – uma relação que deverá ser nutrida permanentemente. “O erro mais absurdo de todos é ativar a sua rede de contatos só quando você precisa dela”, alerta ela.
A seguir, apresentamos alguns conselhos da especialista para extrair o melhor do networking num evento:
1. Não fique mais do que 5 minutos com um conhecido
Por mais confortável que seja estar acompanhado por alguém familiar, é preciso abandonar o seu “porto seguro” depois de 5 minutos com ele. “Por que você está ali? Para conhecer pessoas novas!”, diz Marie-Josette. O momento pede que você respire fundo, vença a timidez e se lance ao desconhecido.
2. Não fique mais do que 10 minutos com um desconhecido
Conheceu alguém? A conversa está boa? Ótimo. Mas evite passar tempo demais com a mesma pessoa. “Por mais interessante que seja esse novo contato, ele não pode ocupar todo o seu tempo de networking”, recomenda a especialista.
3. Fale sobre seu perfil, não sobre seu currículo
Evento de networking não é entrevista de emprego. Tente não se apresentar como aquele que estudou na universidade X ou trabalhou na empresa Y. “É melhor mostrar o seu perfil profissional de forma ampla, falar das suas convicções e características”, explica ela.
4. Valorize os cartões de visita
Ao receber um cartão, não o guarde na bolsa mecanicamente. “É importante parar para ler o que está escrito e aproveitar para comentar ou perguntar alguma coisa sobre ele”, diz a especialista. Outra dica é anotar, no verso, algum detalhe sobre a pessoa que pode ser importante mais tarde.
5. Ouse revelar suas expectativas
“Você pode, e deve, ser bastante claro sobre o que espera daquele encontro”, afirma a especialista. Precisa de uma indicação de um curso? Quer conhecer um possível cliente? Para Marie-Josette, perguntar não ofende. Se não tiver as respostas, a outra pessoa pode, ao menos, indicar alguém que as tenha.
6. Evite falar em “nós” para se referir à sua empresa
Lembrando que o networking é feito entre pessoas, e não entre empresas, é melhor evitar falar frases como “nós estamos em 21 países” ou “nós tivemos o maior lucro da história”. Além de pedante, diz Marie-Josette, a postura não reflete a realidade: não é a sua empresa que está ali presente, é você.
Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.