• Home
  • >
  • Desenvolvimento
  • >
  • McKinsey sugere modelo para acabar com reuniões improdutivas nas empresas

McKinsey sugere modelo para acabar com reuniões improdutivas nas empresas

Trabalhar de casa se tornou um padrão para uma série de profissionais em todo o mundo na pandemia de Covid-19. Só no Brasil, por exemplo, cerca de 9 milhões de pessoas executaram suas atividades dessa forma durante o último ano.

Apesar do estranhamento inicial, o modelo se mostrou fundamental para empregados e empresas economizarem e se protegerem. Agora, com o avanço da vacinação, muita gente tem voltado ao escritório e, outra vez, é preciso adaptar.

Nesse cenário, uma reclamação antiga continua acompanhando profissionais. A grande quantidade de reunião improdutivas associadas a uma gama enorme de projetos está presente em todos os modelos.

Segundo pesquisa da consultoria especializada McKinsey, 80% dos empregadores já pensaram em mudar as regras a respeito das reuniões em algum momento. A dificuldade de encontrar um modelo seguro para mudar as regras, porém, impede os gestores.

Pensando nisso, a McKinsey mapeou os três tipos de interações mais comuns em empresas e criou um esquema que sugere modelos de reunião ou compartilhamento de informação mais eficazes para cada um delas.

Quer melhorar a gestão do seu tempo? Acesse o curso Produtividade Na Prática e aprenda técnicas que vão te ajudar a se organizar e manter o foco

Os 3 tipos de interações mais comuns

As interações mais comuns são as para:

Tomada de decisão

Inclui discussões para tomada de decisões complexas e incertas (decisões de novos investimento, por exemplo), e decisões de rotina gerais (como revisões de resultados trimestrais).

Soluções criativas e coordenação

Inclui sessões de inovação (desenvolvimento de novos produtos) e rotinas de trabalho (alinhamentos de rota diários).

Compartilhamento de informações

Inclui comunicação de via única (um vídeo o e-mail) e comunicação de via dupla (como estandes para tirar dúvidas).

E como organizar as interações de forma eficiente?

A seguir, o modelo sugerido pela McKinsey para decidir como fazer as interações:

Nesses casos, o ideal é usar o bom senso, porque nem sempre será possível seguir as sugestões à risca. Mas, de modo geral, é importante fazer o exercício de pensar: “Essa reunião poderia ser resolvida com outro tipo de comunicação?” Se a resposta for sim, você terá menos uma ocupação no seu dia e poderá ser mais produtivo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!