Você já ouviu falar em Tiger Woods? Ele é considerado um dos melhores golfistas de todos os tempos. Aos 29 anos já tinha alcançado treze títulos importantes e se destacava nos rankings mundiais. Em 2009, aos 34 anos, foi apontado pela Revista Forbes como o primeiro desportista bilionário da história, arrecadando 1 bilhão de dólares em patrocínios, cachês e prêmios.
Além de ser um exemplo entre os maiores esportistas do mundo, ele também é uma referência para os jovens menos privilegiados, já que teve uma infância restrita e difícil nos Estados Unidos.
Mas como Tiger Woods conseguiu chegar lá? Ele próprio nos dá uma pista disso. Certa vez, ao comentar sobre o fator sorte na sua vida, ele respondeu: “Eu tive sorte, mas só depois que comecei a treinar 10 horas por dia”.
O que é prática deliberada
Ele tem razão! Segundo o Dr. K. Anders Ericsson, especialista em excelência humana, a “prática deliberada” é o termo que define a relação direta entre a prática intensa e o nível de desempenho de determinadas atividades e a quantidade de anos em que se praticou esta atividade, visando o rendimento superior. Assim, a excelência somente é atingida com o mínimo de 10 anos de exercício recorrente ou 10.000 horas de prática deliberada.
Prática deliberada: como fazer
Isso não é fácil e poucos conseguem dedicar-se tanto. Entretanto, no campo dos esportes, das artes e nas ciências, nós encontramos exemplos de pessoas que comprovam a importância da prática e da persistência, para a obtenção de sucesso e de resultados superiores. Estes indivíduos apresentam três coisas em comum:
Leia também: Por que a autoestima é importante para crescer na carreira?
1. A concentração absoluta
2. A busca por estratégias de solução de problemas mais efetivas
3. O interesse em aprimorar o desempenho das tarefas que executa
Mas, atenção. Para superar nossas fragilidades, precisamos nos esforçar, mesmo que este esforço não gere prazer imediato. Além disso, a superação requer planejamento e motivação direcionada ao objetivo da melhoria de nosso desempenho. Em outras palavras, a prática só vale quando é feita com o objetivo de melhorar.
Então, como podemos alcançar a excelência?
Conheça o Laboratório, nosso programa de formação de lideranças
Comece logo: a precocidade na aquisição de determinado domínio de conhecimento é fundamental para alcançar o sucesso na carreira.
Planeje e tenha claro um objetivo a ser alcançado: o prolongado e gradual processo de aquisição de conhecimento específico requer planejamento tanto de tempo como de recursos.
Persista: a prática deve ser regular e extensiva. Lembre-se que nada acontece apenas como um processo de sorte. Segundo o ator e diretor americano Woody Allen, “90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir”.
Esteja atento ao ambiente: planeje os recursos e as condições do ambiente de estudo e fique atento com a qualidade de instrução recebida.
Busque apoio: as pessoas de sucesso normalmente têm o apoio de parentes, amigos ou professores que as estimulam e valorizam suas conquistas.
Nesta caminhada, é muito importante que você acredite em seus sonhos e que se mantenha bem informado sobre as demandas do mercado, direcionando seus esforços para expectativas alinhadas à realidade.
Virgínia Gherard, colunista do Na Prática, é consultora em gestão de pessoas e possui expertise em desenvolvimento de lideranças e equipes de alta performance. É psicóloga e doutoranda pela Universidade do Minho, em Portugal. Tem 26 anos de carreira construídos em grandes empresas, formação internacional em coaching e leciona nos cursos de pós-graduação e MBA da PUC e da Fundação Dom Cabral.